terça-feira, 19 de abril de 2011

Deus chega primeiro


Uma das manifestações mais tradicionais da Quaresma são as procissões em honra dos passos do Senhor.

O Domingo de Ramos, que abre a Semana Santa, Jesus nos traça o seu itinerário pascal: frente ao homem que tem a pretensão de ser como Deus, Cristo decide ser como homem, fazendo-se obediente até o extremo da morte na cruz, que se torna o seu “Sim” definitivo ao Pai e à humanidade.

Para segui-lo, somos convidados a trazer palma nas mãos, como os Macabeus que, depois da vitória sobre os invasores, entram triunfantes em Jerusalém (Macab.13,49-52); e, semelhantes aos eleitos, que empunharão palmas de vitória diante do Trono e do Cordeiro Imolado, depois de terem lavado suas vestes, tornando-as brancas no sangue do Cordeiro (Ap.7,9).

Por tudo isso, este domingo é como que uma chave de leitura para se entender o mistério da Páscoa: Cristo é o protagonista da sua paixão, não um objeto da maldade humana, ou uma vítima das ciladas de seus inimigos. É Ele mesmo que se lança para a cruz, como um homem apaixonado, que se encaminha para o altar nupcial: a maldade dos homens nunca poderá preceder a Misericórdia de Deus.

Já na Última Ceia, o Senhor havia antecipadamente entregue o seu Corpo e o seu Sangue pela humanidade inteira. Judas chega com atraso. Aliás, este é o seu verdadeiro drama: Deus sempre chega primeiro. Uma única vez Judas se antecipa: quando, dilacerado pelo remorso, não soube esperar pela tarde do terceiro dia, em que Cristo ressuscitado sopraria sobre os discípulos o Espírito de perdão e misericórdia.

Para nós, é tempo de seguir os passos d’Aquele que passa à nossa frente.
Confiando então neste Deus que chega primeiro, confiemos que em todas as coisas de nosso viver, tudo, tudo absolutamente tudo – DEUS SEMPRE CHEGARÁ PRIMEIRO – nesta semana que começa, DEUS CHEGARÁ PRIMEIRO, nos nossos afazeres e decisões – DEUS CHEGARÁ PRIMEIRO, em nossas necessidades e aflições – DEUS CHEGA PRIMEIRO, no cuidado sobre nossos queridos e amigos, DESU CHEGA PRIMEIRO.

Assim queridas amigas, comecemos esta semana lembrando São João: foi Deus que nos amou primeiro! Amém!!

Nenhum comentário: