quinta-feira, 21 de abril de 2011

Missa do Crisma na Catedral


Durante a celebração, que marca o dia do Padre, foram bentos os óleos do Crisma, dos Catecúmenos e da Unção do Enfermos

Mais de 160 padres, religiosos e diocesanos, e diáconos da Arquidiocese estiveram reunidos na manhã da Quinta-Feira Santa (21/04), às 9h, na Catedral de Florianópolis, para participar da celebração da bênção dos Santos Óleos e da renovação das promessas sacerdotais. A celebração marca do Dia do Padre.
A celebração foi presidida por Dom Vito Schlickmann, bispo-auxiliar emérito da Arquidiocese, e concelebrada pelo Pe. José Francisco Salm, administrador arquidiocesano de Florianópolis, Pe. Vitor Feller, coordenador de Pastoral, e Pe. Francisco de Assis Wloch, pároco da Catedral.
Durante a celebração, em sua homilia, Dom Vito ressaltou a importância do clero se manter unido. “O que o Senhor mais pede de nós é que ‘sejamos um’. (...) O melhor testemunho e a melhor ação que podemos exercer junto aos nossos fiéis é o testemunho da nossa unidade. Procuremos sempre e em qualquer situação, formar uma verdadeira família, onde todos nos amemos e sejamos capazes de nos doar mutuamente”, conclamou.

Renovação das Promessas Presbiterais e Bênção dos Óleos

Em seguida, os padres fizeram a renovação das promessas presbiterais. A cada evocação de Dom Vito, os padres respondiam afirmativamente. Na continuidade, três diáconos permanentes trouxeram até diante do altar os vasos com os óleos dos Enfermos, dos Catecúmenos e do Crisma, que foram bentos.
Os diáconos transitórios Elisandro e Pedro Alcindo, que serão ordenados presbíteros de junho e julho, respectivamente, levaram até o altar o vinho e as hóstias que foram consagradas. Dom Vito realizou o rito de consagração, que foi acompanhado pelos padres presentes. Durante a comunhão, todos os padres e diáconos comungarão no altar. O povo recebeu a Eucaristia nos locais onde estavam.
Ao final da celebração, Pe. Chico Wloch, o pároco, informou que toda a celebração foi transmitida ao vivo pela webtv catedral, com grande número de pessoal acompanhando. Falou que a celebração também estava sendo transmitida pela Rádio Cultura AM. Também convidou todos a participarem da programação da Semana Santa na Catedral.
Pe. João Francisco Salm, administrador Arquidiocesano, falou da missão confiada a ele e do apoio para enfrentá-la. “Aproveito para agradecer aos membros do Colégio de Consultores a confiança depositada em mim. Assim, conto também com a amizade, as orações e comunhão de todos os padres, diáconos e demais irmãos e irmãs de fé”.

Para mais fotos clique AQUI.

Fonte: Zulmar Faustino - Jornalista da Arquidiocese
Fotos: Márcia Aparecida Martins e Zulmar Faustino.

Nenhum comentário: