quarta-feira, 20 de abril de 2011

Missa do Crisma será realizada na manhã de quinta-feira na Catedral



Mais de 150 padres e diáconos participarão da celebração

Na manhã da Quinta-Feira Santa (21/04), a partir das 9h, o bispo, padres e diáconos da Arquidiocese de Florianópolis, somando mais de 150 participantes, estirão reunidos na Catedral de Florianópolis para participar da celebração da Bênção dos Santos Óleos do Crisma e renovação das promessas sacerdotais.

A celebração será presidida pelo bispo auxiliar emérito (aposentado) da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Vito Schlickmann, que fará a consagração os santos óleos utilizados na Crisma, na Unção dos Enfermos e dos Catecumenos. Na oportunidade, os padres também farão a renovação de suas promessas sacerdotais.

A celebração faz parte da Semana Santa, que teve início no domingo, com o “Domingos de Ramos”. A Quinta-Feira Santa faz parte do “Tríduo Pascal”, que também faz parte a Sexta-Feira Santa, em que se celebra a paixão e morte de Jesus Cristo, e o Sábado de Aleluia (ou Sábado Santo), em que se celebra a Sua ressurreição.

O domingo é a Páscoa, de origem hebraica, que significa “passagem”. Ela marca A Páscoa comemorada por eles é a passagem do Mar Vermelho, que ocorreu muitos anos antes de Cristo, quando Moisés conduziu o povo hebreu para fora do Egito, onde era escravo.

A Bênção dos Óleos do Crisma é realizada na Catedral e não há qualquer outra atividade na Igreja durante a celebração. Já os demais eventos da Semana Santa são realizados também em todas as paróquias e comunidades da Arquidiocese.

Unção dos Santos Óleos

Na manhã da Quinta-feira Santa a Igreja celebra a Bênção dos Santos Óleos. Composto por óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo Diocesano para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação. Além disso, sempre que houver celebração com óleo, ele deve estar à disposição do ministro além de uma jarra com água, bacia, sabonete e toalha para as mãos.

Abençoar os santos óleos usados no ano inteiro nas paróquias da Arquidiocese é uma das cerimônias litúrgicas da Semana Santa. Ela conta com a presença do bispo e sacerdotes de toda a Arquidiocese. É um momento de reafirmar o nosso compromisso de servir a Jesus Cristo.

Não se sabe com precisão como e quando teve início a bênção conjunta dos três óleos litúrgicos. Fora de Roma, esta bênção acontecia em outros dias, como no Domingo de Ramos ou no Sábado de Aleluia. O motivo de se fixar a celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este o último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal.

São três os óleos abençoados nesta celebração:

Óleo do Crisma: uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no Sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no Sacramento do Ordem, para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos Sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

Óleo dos Catecúmenos: catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.

Óleo dos Enfermos: é usado no Sacramento da Unção dos Enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.

Fonte: Zulmar Faustino - Jornalista Arquidiocese.

Nenhum comentário: