sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Lideranças recebem formação em Liturgia




Encontro reuniu quase 500 participantes de todas as Comarcas da Arquidiocese
A Comissão Arquidiocesana de Liturgia promoveu, no dia 21 de outubro, um encontro de formação para todos os agentes da Pastoral Litúrgica. Realizado no Centro de Evangelização Angelino Rosa - CEAR, o evento reuniu quase 500 participantes, de todas as Comarcas. Durante o dia, eles refletiram sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II, no contexto do Ano da Fé.
O encontro teve início às 8h, com a acolhida aos participantes e oração inicial. Em seguida, Pe. Tarcísio Pedro Vieira, Coordenador Geral da Comissão Arquidiocesana de Liturgia, conduziu a conferência “50 anos da Constituição SacrosanctumConcilium”. Ele falou sobre o Concílio Vaticano II, os antecedentes históricos, sua realização e significado para a Igreja. E se concentrou na Constituição sobre a Sagrada Liturgia, primeiro documento do Concílio.
Em seguida, tomou a palavra Pe. Domingos Volnei Nandi, doutor em comunicação e professor da FACASC, tratando do tema “Pastoral Litúrgica”, uns dos setores da Comissão Arquidiocesana de Liturgia. Pe. Kelvins Konz e Karla Colombi, deste Setor, trataram das questões práticas relativas à organização e dinamização da Pastoral Litúrgica na Arquidiocese de Florianópolis. À tarde, foi realizado um ensaio com novos cantos litúrgicos, próprios do ordinário da Missa.
Depois do ensaio, os responsáveis pelo Setor de Canto e Música Litúrgica, Najla Santos, Ricardo Marques e Murilo Guesser, falaram sobre a importância da música e do canto litúrgico, apresentando alguns princípios teológicos e falando da questão formativa. Lembraram as iniciativas já concretizadas no campo da formação, através do Curso de Extensão na Faculdade Católica de Santa Catarina – FACAS, do próximo curso a ser instituído no próximo ano.“O canto e a música litúrgica devem estar em função da Palavra. Não é um acessório, mas parte integrante da Liturgia”, disse Najla.
O evento contou ainda com a presença do nosso Arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck. Em breves palavras, ele falou que a Liturgia é muito importante porque é através dela que expressamos o melhor da nossa fé. Ele ainda falou da importância da formação litúrgica. Dom Wilson ainda refletiu sobre o Espaço Litúrgico: “Antes havia o trabalho arquitetônico sem a preocupação com o Espaço Celebrativo, que ficava a cargo do padre. Hoje temos profissionais buscando formação a respeito do espaço litúrgico-celebrativo. Todos nós só temos a ganhar com isso”, acrescentou.
Pe. Ewerton Gerent, Sidnei Machado Mina e Miriam Reichert, do Setor de Espaço Litúrgico, também fizeram sua exposição, falando da importância de voltarmos nossa atenção para o espaço litúrgico, pois ele deve revelar o mistério que cremos e celebramos, bem como da missão desta comissão. Advertiram que nenhuma construção, reforma ou restauro em bens da Mitra Metropolitana de Florianópolis, de acordo com o Regimento da Arquidiocese, não podem ser feitas sem a licença do Arcebispo.
“O Arcebispo, para conceder a licença, terá como parâmetro o parecer do Setor de Espaço Litúrgico, que estará sempre à disposição para auxiliar a todos que necessitarem”, disse Pe. Ewerton. A comissão se reúne sempre na primeira quarta-feira do mês, na Cúria, com agendamento prévio.

Fonte: Zulmar Faustino - Jornalista da Arquidiocese de Florianópolis







Nenhum comentário: