sexta-feira, 15 de março de 2013

Procissão do Senhor dos Passos acontece nos dias 16 e 17 de março em Florianópolis


Evento, que é símbolo de fé e história desde 1764, é a maior e mais antiga manifestação 
religiosa de Santa Catarina

Será realizada nos dias 16 e 17 de março a 247ª edição da Procissão do Senhor dos Passos, que deverá reunir mais de 30 mil fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis. Esta, que é a mais antiga e maior celebração religiosa de Santa Catarina, foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina e está com processo em andamento, junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), para ser registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Quatro importantes momentos marcam o evento: a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos, feita na quinta-feira que antecede a Procissão; a Procissão do Carregador, a ser realizada na manhã de sábado (16), quando membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e populares transportam até a Catedral Metropolitana os utensílios que serão usados à noite, na Procissão da Transladação das Imagens do Senhor dos Passos e da Nossa Senhora das Dores; e por fim, na tarde de domingo (17), acontece a Procissão propriamente dita, que consagra o final dos festejos.

Em um encontro que reuniu a comissão organizadora da Procissão do Senhor dos Passos e órgãos competentes, o prefeito Cesar Souza Júnior ressaltou a importância do evento para a cultura de Florianópolis. “Precisamos fazer o que for necessário para honrar a importância da Procissão do Senhor dos Passos, que é realizada há mais de dois séculos na nossa cidade. Em 2013 o evento será lindo, vamos trabalhar com total empenho. Temos que fazer o dever de casa para que a Procissão seja perfeita”, declarou o prefeito.

Para garantir o bom andamento dos festejos, Ronaldo Koerich, coordenador da Procissão do Senhor dos Passos, ressaltou a importância da colaboração massiva dosórgãos competentes para o bom andamento do tradicional cortejo. “Contamos com o apoio de todos para que tudo transcorra da melhor maneira possível. Prefeitura, secretarias, polícias civil e militar, guarda municipal, Comcap (Companhia Melhoramentos da Capital), comerciantes e a população como um todo podem contribuir para o sucesso do evento. Ações como o incentivo a pintura de casarios históricos, lavação de paredes depredadas por pichações, limpeza do entorno da Catedral Metropolitana, reparo e manutenção das ruas e calçadas pelas quais passam o cortejo, além do acompanhamento policial durante todo o percurso são de extrema importância para a Procissão”, afirmou Koerich.

Os jovens serão novamente resgatados para participar da Procissão do Senhor dos Passos com a ala Jovem na Procissão. Cerca de 150 jovens participam do cortejo no sábado, sob a coordenação de alguns grupos de jovens, utilizando camisetas com dizeres religiosos, destacando a importância de perpetuar o culto pelas gerações. Padre Márcio Alexandre Vignoli, de Balneário Camboriú, fará a condução da Procissão do Senhor dos Passos no sábado à noite. 

Na tarde de domingo, as irmãs da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos irão fazer a frente da Procissão, e um coral composto por 100 vozes, regido pela maestrina Najla Elisangela dos Santos, comandará os cantos em frente à Catedral Metropolitana.

Comodidade e souvenirs

A organização da Procissão do Senhor dos Passos vai disponibilizar 15 banheiros químicos no decorrer do trajeto, para comodidade dos fieis. Todo o percurso terá sonorização, o que permitirá que o público acompanhe o áudio da Procissão em tempo real pelas caixas de som dispostas por todo o trajeto. e ambulâncias estarão de plantão para atender possíveis emergências.

A Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, por meio de seu grupo de voluntárias, está comercializando souvenirs alusivos a Procissão. São suportes para a vela, medalhinhas, fita do Senhor dos Passos, camisetas, réplicas da imagem do Senhor dos Passos em dois tamanhos, entre outros artigos estilizados. Todos os produtos estão sendo vendidos na Capela Menino Deus, anexa ao Imperial Hospital de Caridade.

A imagem

A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos naturais. Com semblante verdadeiro, encanta a milhares de devotos que o seguem durante a Procissão.

Em 2013, a população pode apreciar réplicas da imagem do Senhor Jesus dos Passos em 19 igrejas de Florianópolis (Ilha e Continente). As réplicas, produzidas no intuito de democratizar ainda mais a devoção pelo Senhor dos Passos, estarão expostas nas paróquias da Prainha, Catedral Metropolitana de Florianópolis, Santo Antônio (Centro), Agronômica, Capelania da Polícia Militar, Trindade, Monte Verde, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa, Canasvieiras, Ponta das Canas, Ingleses, Santinho, Lagoa da Conceição, Ribeirão da Ilha, Saco dos Limões, Estreito, Coqueiros e Capoeiras. 

Após a Procissão, as réplicas serão recolhidas e os fiéis poderão apreciar a imagem original, durante todo o ano, na Capela Menino Deus, localizada no Centro da Capital. 

História

Há 247 anos a Procissão do Senhor dos Passos ganha as ruas do centro da capital catarinense como símbolo de fé e história. A festividade iniciou em 1766, após dois anos uma embarcação com destino a cidade de Rio Grande (RS), ter atracado na Ilha do Desterro trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. Por uma vontade divina, assim acreditaram os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado, se tornou símbolo de devoção. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas. Hoje, a Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2004 e está com um processo em andamento para que seja registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Programação completa da Procissão Senhor dos Passos

10/03 - Domingo
8h: Missa de Investidura de Novos Irmãos e Irmãs
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos) - Rua Menino Deus, nº 376, Centro.

13/03 - Quarta-feira
19h: Missa e Benção do Santíssimo Sacramento
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos) - Rua Menino Deus, nº 376, Centro.

14/03 - Quinta-feira
9h: Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos
19h: Missa e Benção do Santíssimo Sacramento
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos) - Rua Menino Deus, nº 376, Centro.

15/03 - Sexta-feira
19h: Missa e Benção do Santíssimo Sacramento
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos) - Rua Menino Deus, nº 376, Centro.

16/03 - Sábado
7h30: Missa e Procissão do Carregador
18h30: Missa em Honra do Senhor Jesus dos Passos
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos) - Rua Menino Deus, nº 376, Centro.

20h: Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana de Florianópolis

17/03 - Domingo
9h30: Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
Local: Catedral Metropolitana de Florianópolis - Rua Padre Miguelinho, nº 55, Centro.

16h: Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores
Obs.: Pregador - Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil.

25/03 - Segunda-feira
8h30: Missa de Ação de Graças
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos) - Rua Menino Deus, nº 376, Centro.

--------------------------------------------------------------------
Contatos – Assessoria de Imprensa

Apoio Comunicação+Marketing
(48) 3223.4647
Grayce Rodrigues
grayce@apoiocomunicacao.com.br | (48) 9162.1206
Raul Schmitt
raul@apoiocomunicacao.com.br | (48) 9104.7541

Nenhum comentário: