quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Semana da Família e as escolas: "dedicação às crianças e adolescentes na educação cristã"


Visite o Blog do 10 Congresso Evangelístico de Mulheres. Clique aqui.

mlogoCom o propósito de colaborar na educação das novas gerações a partir dos princípios cristãos, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom João Carlos Petrini, enviou uma carta oficial aos centros educacionais do Brasil, por ocasião da Semana Nacional da Família, no desejo de solicitar que as escolas tenham em seu calendário atividades dedicadas à família. “Reconhecendo a potencialidade das suas atividades educacionais cristãs quer com crianças e adolescentes, quer com os pais, venho por meio desta, pedir que avalie a conveniência de uma cooperação com a Comissão, que presido, com a finalidade de expandir e fortalecer nosso esforço evangelizador”, manifestou dom Petrini.


Entre os objetivos desta parceria da Comissão da CNBB e as escolas está a necessidade de “provocar e desafiar os pais dos alunos a (re) assumirem cada vez mais a missão para que sejam os primeiros educadores dos valores humanos e autênticos transmissores da fé cristã”. Por outro lado, a Comissão deseja incentivar o crescimento da espiritualidade na família dos alunos, para que o lar seja um ambiente de partilha e desenvolvimento da fé, onde a vida deve ser respeitada desde sua concepção até a morte natural. Assim, “despertar as famílias dos alunos para sua missão sagrada, insubstituível e inalienável de educadora, de escola de vida fraterna e de gratuidade”.


Santa Missa da Campanha de Oração: Família - Berço das Vocações


Confira a carta na íntegra:

Brasília, 10 de junho de 2013

Prezado irmão (ã),

Agradeço a dedicação às crianças e adolescentes na educação cristã, num momento em que se multiplicam situações que colocam em risco o caminho de maturidade e a própria existência de muitos jovens, ao mesmo tempo em que emergem ataques cada vez mais intensos à família cristã.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF) da CNBB, atenta a essas realidades, está procurando fortalecer as relações familiares através de inúmeras ações evangelizadoras, produzindo, inclusive, diversos subsídios que podem auxiliar nesta tarefa.

A cada ano é escolhido um tema que orienta essas iniciativas. Neste ano, o grande tema é “A transmissão e educação da fé cristã na família”.
Reconhecendo a potencialidade das suas atividades educacionais cristãs quer com crianças e adolescentes, quer com os pais, venho por meio desta, pedir que avalie a conveniência de uma cooperação com a CEPVF, que presido, com a finalidade de expandir e fortalecer nosso esforço evangelizador.

A CEPVF vem organizando há muitos anos a “Semana Nacional da Família”, que se realiza na 2ª. semana de agosto. Neste ano, o tema será: “A transmissão e educação da fé: tarefa dos pais”. Seria de extraordinária importância que a rede de centros educacionais que o senhor coordena, incorporasse a “Semana Nacional da Família” como temática anual no calendário escolar.

Também seria desejável que fosse apresentado, para ser utilizado como um dos instrumentos de trabalho, se considerar conveniente, o subsídio “Hora da Família”, que contem: 7 roteiros de reflexão sobre o tema, 7 histórias de casais beatificados e roteiros para celebrações em família. Esperamos estabelecer formas de cooperação tendo em vista o bem da família e a educação das novas gerações, no horizonte da Nova Evangelização, procurando concretizar em nossa história o desígno de Deus.

Que Deus abençoe e torna cada vez mais fecundo o seu trabalho na educação cristã.
Saudações em Cristo Ressuscitado.

Dom João Carlos Petrini
Bispo de Camaçari (BA)
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB

Nenhum comentário: