Especial: Quaresma



PROGRAMA DE ESPIRITUALIDADE
E PRÁTICA QUARESMAL 2012
Das trevas à Luz...
da morte à Vida!

Mensagem

Queridos irmãos e irmãs, nossos (as) estimados (as) paroquianos (as), estamos para viver o Tempo da Quaresma, “que constitui um caminho de treino espiritual mais intenso”, onde todos são convidados a voltar ao Senhor de todo coração (cf. Jl 2,12), principalmente através das três práticas muito queridas à tradição bíblica e cristã – a oração, a esmola, o jejum – a fim de nos predispormos para celebrar melhor a Páscoa.
A Quaresma é o tempo litúrgico, espiritual e pastoral que antecede e prepara a festa da Páscoa. Tem duração de 40 dias, iniciando na quarta-feira de cinzas e terminando nas primeiras vésperas da Missa da Ceia do Senhor (quinta-feira santa).
O Tempo da Quaresma tem fundamentação bíblica, pois, remonta os quarenta dias do dilúvio, os quatrocentos anos do exílio no Egito, os quarenta anos do povo hebreu no deserto  e os quarenta dias de jejum vividos pelo Senhor no deserto antes de empreender a sua missão pública.
É um tempo litúrgico forte e intenso para toda a Igreja. Por essa razão, nossa Paróquia vem lhe oferecer um Programa de Espiritualidade e Prática Quaresmal: das trevas à Luz... da morte à Vida.

Confira o Programa de Espiritualidade e Prática Quaresmal de nossa Paróquia para os dias que antecedem a Páscoa.

Pe. Marcio Alexandre Vignoli
Pároco

ORAÇÃO



Ofício de Laudes e Vésperas: para intensificar nossa oração durante o tempo da Quaresma, a partir do dia 23 de fevereiro, de segunda a quinta, das 06h15 às 06h45 da manhã, haverá a Oração das Laudes (oração da manhã) e das 18h00 às 18h30 a Oração das Vésperas (oração da tarde) na Igreja Matriz.

Ofício Solene da Via-Crucis (Via-Sacra): durante a caminhada quaresmal, refazemos os passos da dolorosa paixão e morte de Jesus com a oração da Via-Crucis:

·                    na Igreja Matriz: toda sexta-feira, a partir das 19h, junto com a Missa.

·                    na Igreja Imaculada Conceição: toda quarta-feira, após a Missas das 18h30.

Dia de Espiritualidade e Oração: a Comunidade Divino Oleiro estará promovendo os dias de Espiritualidade e Oração Quaresmal, às quartas-feiras, das 08h00 às 18h00 na Casa São José, em Areias de Baixo – Gov. Celso Ramos.  Mais informações pelo fone da Fraternidade São José: 3296-1511.

Retiros Espirituais: para o cultivo da oração e da meditação pessoal, a Comunidade Divino Oleiro está promovendo os Retiros fechados de Quaresma aos finais de semana, de sexta-feira a domingo, na Caminhada Penitencial: todas as sextas-feiras da quaresma, vamos realizar a partir das 06h15 da manhã (no lugar das Laudes) uma caminhada penitencial com saída da Igreja Matriz aos seguintes locais:

·                   02/03 – Gruta de N. Sra. de Lourdes Hospital Nereu Ramos

·                   09/03 – Igreja São Dimas
Penitenciária Municipal de Fpolis

·                    16/03 – Igreja São José
Morro do 25

·                    23/03 – Igreja Imaculada Conceição
Rua Victor Konder

·                    26/03 – Igreja Senhor Bom Jesus
Morro do Céu
  Caminhada Penitencial: todas as sextas-feiras da quaresma, vamos realizar a partir das 06h15 da manhã (no lugar das Laudes) uma caminhada penitencial com saída da Igreja Matriz aos seguintes locais:

·                   02/03 – Gruta de N. Sra. de Lourdes Hospital Nereu Ramos

·                   09/03 – Igreja São Dimas
Penitenciária Municipal de Fpolis

·                    16/03 – Igreja São José
Morro do 25

·                    23/03 – Igreja Imaculada Conceição
Rua Victor Konder

·                    26/03 – Igreja Senhor Bom Jesus
Morro do Céu
 RECONCILIAÇÃO

Confissões: serão realizadas conforme os dias e horários abaixo:

·                    na Igreja Matriz: todos os dias após a Oração das Laudes (oração da manhã), às 06h45 e às sextas-feiras, após a Missa das 19h.

·                    na Igreja Imaculada Conceição: toda quarta-feira, após a Missas das 18h30.: serão realizadas conforme os dias e horários abaixo:

·                    na Igreja Matriz: todos os dias após a Oração das Laudes (oração da manhã), às 06h45 e às sextas-feiras, após a Missa das 19h.

·                    na Igreja Imaculada Conceição: toda quarta-feira, após a Missas das 18h30.



DESPOJAMENTO E CARIDADE


Kenosis: a palavra “kenosis” vem do grego e significa despojamento. Recomendamos uma prática de misericórdia que acompanhe o seu dia de jejum, como, por exemṕlo, a doação de roupas e calçados em bom estado e de alimentos. As doações podem ser entregues na Igreja Matriz. A Assistência Social São Luiz, entidade de promoção da dignidade humana de nossa Paróquia, as redirecionará aos mais necessitados.



COMPROMISSO

  

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012: A Igreja no Brasil realiza no tempo da Quaresma a Campanha da Fraternidade, que reflete algum aspecto da realidade social. Neste ano, o tema da Campanha é a Saúde Pública e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (cf. Eclo 38,8). Teremos dois eventos relacionados à Campanha. Confira e participe:
06/03 (terça-feira) – Palestra com o Dr. Renato Polli – às 20h no Salão Paroquial da Matriz.
07/03 (quarta-feira) – Palestra com o Dr. Renato Polli – às 19h30 na Igreja Imaculada Conceição.
19/03 (segunda-feira) – Sessão Especial da Campanha da Fraternidade – na ALESC (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina).
Abertura do Laboratório e Farmácia Fitoterápicos nas dependências da Paróquia para o atendimento gratuito da população. Esta é uma iniciativa da Paróquia em comunhão com a Pastoral da Saúde.

GRUPOS BÍBLICOS EM FAMÍLIA: nossa Arquidiocese realizará durante a Quaresma os encontros dos Grupos Bíblicos em Família, que refletirão o tema da Campanha da Fraternidade 2012. Organize um grupo de reflexão na sua rua, reúna os familiares, amigos e vizinhos. Adquira gratuitamente o livreto e obtenha mais informações com o Sr. Dionísio, coordenador paroquial dos GBF’s, pelo fone: 3879-1439.

CATEQUESE CATECUMENAL
Durante a Quaresma estaremos iniciando a preparação dos adultos que ainda não receberam os Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma). Os encontros serão realizados aos domingos, a partir das 18h00. Informe-se e inscreva-se na Secretaria Paroquial: (48) 3228-3527.

Fonte: Paróquia da Agronômica