domingo, 2 de novembro de 2014

Papa no Angelus deste sábado, 01 de novembro: comunhão dos Santos e paz para Jerusalém

Cidade do Vaticano (RV) – Neste dia 1º de novembro, solenidade de Todos os Santos, o Papa Francisco rezou, ao meio-dia, a oração do Ângelus, com os numerosos fiéis presentes na Praça São Pedro.

Em sua alocução mariana, o Pontífice recordou que “os primeiros dois dias do mês de novembro constituem para todos um momento intenso de fé, de oração e de reflexão sobre as “últimas coisas” da vida. 

De fato, celebrando todos os Santos e comemorando todos os fiéis Defuntos, a Igreja peregrina na terra vive e exprime, na Liturgia, o vínculo espiritual que a une à Igreja celeste. E o Papa acrescentou:

Hoje, elevamos louvores a Deus pela multidão incontável de santos e santas de todos os tempos: homens e mulheres comuns, simples, às vezes considerados “últimos” pelo mundo, mas “primeiros” para Deus. Ao mesmo tempo, recordamos os nossos queridos defuntos com a visita aos cemitérios: é motivo de grande consolação pensar que eles estão em companhia da Virgem Maria, dos Apóstolos, dos mártires e de todos os santos e santas do Paraíso!”.

A Solenidade de hoje, explicou o Papa, nos ajuda a considerar uma verdade fundamental da fé cristã, que professamos no “Credo”: a Comunhão dos Santos. Esta é a comunhão que nasce da fé e une todos aqueles que pertencem a Cristo, pela força do Batismo. 

“Trata-se de uma união espiritual, que não é dividida pela morte, mas prossegue na outra vida. Com efeito, permanece um elo de união indestrutível entre nós, vivos, neste mundo e os que passaram pelos umbrais da morte. Nós, aqui na terra, juntamente com aqueles que entraram na eternidade, formamos uma única e grande família”.

Esta maravilhosa comunhão entre a terra e o céu realiza-se, de modo mais alto e intenso, na Liturgia e, sobretudo, na celebração Eucarística, que manifesta e atua a união mais profunda entre os membros da Igreja. De fato, na Eucaristia encontramos Jesus vivo e a sua força. Através dele entramos em comunhão com os nossos irmãos na fé: aqueles que vivem conosco aqui na terra e aqueles que nos precederam na outra vida, a vida sem fim. E o Pontífice continuou:

Esta realidade da comunhão nos enche de alegria: é maravilhoso ter tantos irmãos na fé, que caminham ao nosso lado, nos sustentam com a sua ajuda e conosco percorrem o mesmo caminho para o céu. É consolador saber que há outros irmãos que já entraram no céu, que nos aguardam e rezam por nós, para que, juntos, possamos contemplar, eternamente, a face gloriosa e misericordiosa do Pai”.

Na grande assembleia dos Santos, afirmou o Papa, Deus quis reservar o primeiro lugar à Mãe de Jesus. Maria está ao centro da Comunhão dos Santos como protetora singular do vínculo da Igreja universal com Cristo. Para quem deseja seguir Jesus no caminho do Evangelho, ela é a guia segura, a Mãe carinhosa e atenciosa, a quem podemos confiar todos os nossos desejos e dificuldades.

O Bispo de Roma concluiu a sua alocução mariana, convidando todos a rezar, juntos, à Rainha de Todos os Santos, a fim de que ela nos ajude a responder a Deus, com generosidade e fidelidade, que nos chama a sermos santos como Ele é Santo.

Ao término da oração do Angelus, o Santo Padre afirmou ainda que a Liturgia de hoje fala da glória de Jerusalém celeste. Por isso, convidou os presentes a rezar para que a Cidade Santa, tão querida pelos hebreus, cristãos e muçulmanos, que nestes dias foi testemunha de diversas tensões, possa ser sempre mais sinal e antecipação da paz que Deus deseja para toda a família humana.

A seguir, o Papa recordou que, hoje, em Vitória, na Espanha, será proclamado Beato o mártir Pedro Asúa Mendía, sacerdote humilde e austero, que pregou o Evangelho com a santidade da vida, a catequese e a dedicação aos pobres e necessitados. Preso, torturado e assassinado, por ter manifestado o seu desejo de permanecer fiel ao Senhor e à Igreja, ele representa para nós um admirável exemplo de fortaleza na fé e de testemunho da caridade.

Enfim, saudou os peregrinos provenientes da Itália e de muitos outros países, de modo particular, os participantes na "Corrida dos Santos" e da "Marcha dos Santos", promovidas, respectivamente, pela Fundação Don Bosco no Mundo e pela Associação Família Pequena Igreja. O Pontífice se congratulou com estas iniciativas, que unem o esporte, o testemunho cristão e o compromisso humanitário. 

E, antes de se despedir dos presentes na Praça de São Pedro, o Bispo de Roma, avisou que, na tarde de hoje, irá ao cemitério de Verano, onde celebrará a Santa Missa em sufrágio dos defuntos. Visitando o principal cemitério de Roma, o Papa se une espiritualmente àqueles que, nestes dias, visitarão os túmulos de seus entes queridos nos cemitérios do mundo inteiro. 

Por fim, o Papa Francisco desejou a todos uma boa festa, na alegria de fazer parte da grande família dos Santos, pedindo aos fiéis para rezar por ele, aos quais abençoou de coração. (MT)

Fonte: Rádio Vaticano 

Nenhum comentário: