terça-feira, 18 de agosto de 2009

O VALOR DA ORAÇÃO

O QUE SIGNIFICA ORAR?

A oração é uma prática religiosa corriqueira a diversas religiões, sendo um ato de louvor, agradecimento, súplica ou reconhecimento, perante um ser transcendente ao ser humano. Durante a oração, é comum as pessoas adotarem posturas específicas: No caso dos cristãos, geralmente se ajoelham, têm seus olhos fechados e mãos unidas, em posição de súplica.

A oração é um tema central a todo cristão, pois orar é dialogar com Deus. Durante a oração, nós falamos com Deus e Deus, por sua vez, também fala conosco. Apesar da maioria dos cristãos rezarem para louvar ou pedir ajuda a Deus, sempre se deve ter em mente que o mais importante na oração é termos comunhão com Deus.

A comunhão com Deus se processa de várias maneiras. Destacamos a seguir as que consideramos mais importantes:

Louvar e exaltar a Deus, agradecê-lo pela sua infinita misericórdia, pelo perdão dos nossos inúmeros pecados, elogiá-lo sempre por aquilo que Ele é;
Ler e refletir os textos bíblicos, por na bíblica se encontra a palavra e os ensinamentos de Deus;
Frequentar as missas regularmente, recebendo a eucaristia.

Após o recebimento da hóstia, passar um tempo a conversar e a ouvir Deus, pedindo orientações para a sua vida.
Confessar seus pecados a um sacerdote regularmente, para a remissão de seus pecados mortais;
Praticar o bem, a caridade e cultuar sempre os bons costumes e a prática religiosa cristã.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ORAÇÕES QUE EXISTEM?

A Oração de DEDICAÇÃO E CONSAGRAÇÃO, onde conclamamos a Deus que sua santa vontade se cumpra em nós, que renunciamos a todo o mal, a todas as coisas materiais e nos entregamos de corpo e alma somente a Ele. Este tipo de oração que está baseada na oração do "Pai-Nosso", ensinado pelo próprio Jesus Cristo (Mateus 6:9-13);

A Oração de LOUVOR E ADORAÇÃO, que consiste em louvar e agradecer por tudo aquilo que Deus fez por nós e exaltá-lo pela sua infinita bondade e santidade. Este tipo de oração esta baseado no seguinte salmo: "Entrai pelas portas d´Ele com louvor e em seus átrios com hinos; louvai-o e bendizei o seu nome porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia e a sua verdade se estende de geração em geração". (Salmo 100);

A Oração de ENTREGA DE PROBLEMAS, que consiste em suplicar a Jesus a solução de algum problema específico. Uma vez confiado o problema a Jesus, o problema em questão não mais pertence somente à pessoa, mas está totalmente entregue aos cuidados de Jesus: "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós". (I Pedro 5:7);

A Oração de INTERCESSÃO POR ALGUÉM OU POR ALGUM ASSUNTO, que está baseada na seguinte passagem bíblica: "E, da mesma maneira, também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir, como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós, com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que, segundo Deus, intercede pelos santos." (Romanos 8:26, 27);

A Oração EM LÍNGUAS. Após sermos batizados no Espírito Santo, ficamos aptos a falar diretamente com Deus, de espírito para espírito, como está esclarecido nas seguintes passagens: "Porque, o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios. Mas, o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua estranha edifica-se a si mesmo; mas o que profetiza, edifica a Igreja." (I Coríntios 14:2-4) "Porque, se eu orar em língua estranha, o meu espírito ora, mas o meu entendimento fica sem fruto". (I Coríntios 14:14).

Nenhum comentário: