quarta-feira, 23 de setembro de 2009

FLAVINHO DA CANÇÃO NOVA FALA DO JEJUM

JEJUM! VOCÊ PRATICA?

Arma poderosa contra o maligno "Por isso, agora ainda – oráculo do Senhor – voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto. Rasgai os vossos corações e não as vestes". (Joel 2, 12-13)Olá, amados(as) irmãos(ãs)!Paz e bem! Buscando em Deus o direcionamento para escrever este artigo sobre o jejum, o Senhor me deu essa Palavra, como ponto de partida, para toda a nossa reflexão sobre este tema tão propício e necessário para a nossa santificação neste tempo de Quaresma.
Começo dizendo que o jejum não é um castigo ou um fardo que Deus ou a Igreja Católica nos impõem, muito pelo contrário, é uma arma eficaz que Deus nos dá para vencermos o maligno e suas ciladas. A Igreja Católica Apostólica Romana nos coloca como preceito o jejum na Sexta-feira da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e na Quarta-feira de Cinzas, porém, podemos e devemos lançar mão desta arma muito eficaz que é o jejum todas as sextas-feiras, como nos pede Nossa Senhora em suas aparições em Fátima/Portugal.
A Comunidade Canção Nova tem por regra de vida praticar o jejum nas quartas e sextas-feiras. Como nos mostra a Palavra de Deus, o próprio Jesus jejuou quando estava no deserto, a fim de se preparar para a missão de anunciar o Evangelho (Lc 4, 1-2) e porque estava fortalecido pelas orações e pelo jejum também pôde vencer o demônio. Na "palavra de ordem" supracitada no livro do profeta Joel (Jl 2, 12-13), Deus vai nos dizer que é muito mais necessário "rasgar o coração", do que as vestes.
Esta palavra se aplica muito bem ao jejum, porque muito mais do que ficar sem comer isso ou aquilo (e muitas vezes fazer questão de que as pessoas saibam que estamos jejuando!), devemos repassar para os menos favorecidos aquilo que deixamos de consumir e aquilo que temos de sobra.
O jejum bem feito também nos dá a possibilidade de reconhecer as nossas faltas e misérias, porque através dele vemos o quanto ainda somos egoístas e mesquinhos. É muito importante dizer que o jejum não existe para que passemos fome. Muitas pessoas, em dias de jejum, acabam pecando mais do que em outros dias, porque não levam em conta seus limites físicos, biológicos, – e não se alimentando corretamente – ficam mal- humoradas, colhendo deste dia de "jejum" somente frutos de mal-estar, brigas e indisposição para rezar.
Padre Jonas escreveu um livrinho maravilhoso que nos ensina a jejuar de forma correta, que se chama "Práticas de jejum". Convido você a conhecer este livrinho e a fazer a experiência de viver um dia de jejum bem feito! Com certeza, você colherá frutos maravilhosos. Saiba que muitos dos demônios, que estão assolando sua família, seu casamento, a vida de seus filhos, suas finanças, ainda não bateram em retirada, porque você não fez uso desta arma poderosa, que é o jejum e a oração. (Mt 17, 20b). Chegará o dia em que não precisaremos mais jejuar, pois estaremos com o noivo Jesus, nas bodas definitivas do céu, mas, por enquanto, temos de lutar com todas as forças e armas que o Senhor nos dá.
O jejum é uma arma poderosa contra o maligno.
Lance mão desta arma e seja vencedor!
Deus os abençoe!
Seu irmão, Flavinho CN.

Nenhum comentário: