quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO RÁDIO


O rádio como meio de comunicação tem uma importância fundamental na vida do cidadão e da comunidade a que ele pertence. Espera-se que a imparcialidade reine na grade de programação das emissoras de rádio.

É primordial que o radialista não se envolva nos acontecimentos que descreve. O conceito de imparcialidade surgiu no século XVII e foi se estendendo aos dias atuais, através do liberalismo. A ética deve fomentar os bons princípios, a interação com o público-alvo, o respeito mútuo. Que as sementes plantadas sejam regadas com dedicação, zelo, amor a profissão e em conseqüência natural, a audiência e carinho do público ouvinte.

O rádio convencional conhecido pelas siglas AM (Amplitude Modulada) e FM (freqüência Moduladas) é o mais ouvido. O rádio on-line também tem contribuição valiosa para os amantes da internet. As rádios comunitárias fazem parte do rol desempenhando papel relevante para a comunidade a que pertence.

Com o avanço tecnológico está em fase de implantação o rádio digital com som mais nítido e sem nenhuma interferência que possa maltratar os ouvidos dos ouvintes. Assim caminha a radiodifusão com suas nuances, novidades e tecnologias.

As conseqüências práticas de se apresentar uma programação de rádio voltada para o show, por exemplo, é o enfraquecimento ou o apagamento total entre a diferença entre o real e o fictício. É de bom alvitre que se compreenda todo artifício utilizado pela emissora de rádio em sua transmissão diária.

É comum usar-se no rádio a expectativa para prender a atenção, mas o abuso da espera não deve interferir na paciência do rádio-ouvinte, pois ele pode cansar-se e sintonizar outro ponto no dial. O suspense nunca foi show.
(APR)

Fonte: Caros Ouvintes

* Já levantaram em muito a tese de que o rádio estaria acabando, porém o que vemos é que, mesmo com tanta tecnologia, ele continua firme na cozinha, no carro, nas caminhadas, na mesa do bar, enfim, em todos os lugares. O rádio é tão importante que nosso presidente tem até um programa de rádio semanal – claro que não é por acaso; é que ele e sua assessoria já descobriram o caráter de versatilidade e de facilidade de aquisição que só o rádio pode ter.

Fonte: Observatório da imprensa

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