quarta-feira, 24 de março de 2010

HINO "AKÁTHISTOS" NA CATEDRAL



A Catedral Metropolitana de Florianópolis, juntamente com o Coral Santa Cecília, realizará no dia 25 de março, às 20h, a tradicional Celebração Mariana da Solenidade da Anunciação do Senhor, com o hino“AKÁTHISTOS”, em honra da Mãe de Deus.


A celebração será presididapor nosso arcebispo Dom Murilo Krieger.“AKÁTHISTOS”, palavra grega que significa “não sentado”, indica aforma como o Hino deve ser cantado: de pé. Ele salienta o momento emque Maria recebeu o anúncio de que fora escolhida para gerar o Salvador, permanecendo Virgem.


A data, 25 de março, ocorre exatamentenove meses antes do nascimento de Jesus Cristo, no Natal, 25 dedezembro.Em 1987, Ano Mariano, quis o Papa João Paulo II, que esse “poderoso edulcíssimo hino” fosse cantado em todas as catedrais do mundo. Assim, pela primeira vez, graças ao Coral Santa Cecília, Akáthistos foicantado em nossa Catedral, estando também gravado em CD.


Desde entãovem sido cantado anualmente, sempre no dia da Anunciação do Senhor.Todas as pessoas são convidadas a participar, em especial ascongregações religiosas e movimentos que ostentam o nome de Maria.


Um abraço,
Zulmar Faustino - jornalista da Arquidiocese de Florianópolis

Nenhum comentário: