sábado, 27 de março de 2010

MAIS SOBRE O MICROFONE DE PRATA

Programa Super Tarde foi considerado o terceiro melhor na categoria entretenimento entre as rádios católicas de todo o país. Prêmio foi conferido no mês em a evangelização pelas ondas do rádio completou nove anos

A Rádio Cultura AM 1.110 - Mais Feliz com Jesus, ganhou o Prêmio Microfone de Prata. O programa Super Tarde, comandado pelo locutor Xande Souza, ficou com o terceiro lugar na categoria entretenimento entre os programas radiofônicos católicos do Brasil. Instituído pela CNBB, o prêmio é oferecido pela UNDA/RCR (União Nacional de Radiodifusão Católica e Rede Católica de Radio) e condecora as melhores produções radiofônicas do país.

O Prêmio Microfone de Prata foi criado pela UNDA BRASIL em 1989, com o apoio da CNBB, como forma de reconhecer a criatividade e o bom gosto dos profissionais das emissoras católicas comprometidas com os fundamentos de nossa missão de comunicar. Desde sua criação, o prêmio tem sido um importante ponto de referência para as emissoras, na medida em que tem selecionado, ao longo dos anos de sua realização, as melhores produções radiofônicas de caráter evangelizador.

O prêmio tem como objetivo principal incentivar e apoiar a produção e a qualidade de programas radiofônicos não só religiosos, evangelizadores, mas também de promoção humana, reconhecendo o valor do que já se faz e buscando aperfeiçoar.

Para Sedemir Melo, diretor da Rádio Cultura, ganhar esse prêmio significa o reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado ao longo desses 9 anos. “Sempre na intenção de levar o melhor ao nosso ouvinte, anunciar o Evangelho com toda a qualidade que Ele merece”, disse Sedemir.

Segundo ele, esta é a segunda vez que o projeto de evangelização através da ondas sonoras recebe um prêmio nacional. O primeiro foi em 2002, quando a então Rádio Santa Catarina recebeu o prêmio “Destaque do Ano 2002 no segmente Radio AM”, conferido pelo instituto de pesquisa “The Best”, quando estava há apenas um ano no ar. O prêmio teve como base numa pesquisa de opinião pública realizada em Florianópolis.


Sucesso Compartilhado

Xande é o responsável pelo programa vencedor do prêmio, mas todos voluntários e comunicadores da Rádio Cultura estão de parabéns. É o que ele revela na entrevista que segue.

Jornal da Arquidiocese - Fale um pouco de como é o seu programa: é de variedades? Participação do ouvinte? ...

Xande - O programa Super Tarde está no ar há quatro anos, trazendo notícias, espiritualidade, músicas e, é claro, a participação do ouvinte com brincadeiras, oferecimentos musicais, muita alegria e descontração. Tem de tudo um pouco no super tarde. Vários estilos musicais para atender e agradar todo o público, além de uma locução descontraída. É um programa de entretenimento mesmo.


JA - Há quanto tempo você é locutor e há quanto tempo participa do trabalho de evangelização através da Rádio?

Xande - Sou locutor (radialista) há quase 9 anos. Comecei em 2002 na Rádio Santa Catarina 890 AM na época, já administrada pela Comunidade Divino Oleiro. Pe. Márcio me convidou para fazer parte da equipe, e como já tinha uma grande vontade de atuar em rádio, ficou fácil de realizar este sonho de infância. Trabalhei durante um período, depois saí e trabalhei em outras seis emissoras na grande Florianópolis retornando em 2006. Quero destacar que todos os locutores e radialistas têm um padrinho, o padrinho é aquele que dá a primeira oportunidade do locutor no microfone. E quem me deu a primeira oportunidade foi o Pe. Márcio Vignoli, então, se ele não sabe eu revelo aqui que o tenho como um padrinho, aliás, ele é mais do que isso. Não só para mim, mas para muitos.


JA - O que representa pessoalmente para você ter ganhado este prêmio?

Xande - Reconhecimento profissional. Estou muito feliz, um prêmio nacional é super importante para a carreira de qualquer um. Ainda mais no meio de comunicação que tem muitos profissionais competentes. Quem de nós não gosta de ser reconhecido naquilo que faz? Não é uma questão de ego e sim reconhecimento mesmo. Prezo muito pelo que faço aqui na emissora. Nós, comunicadores, temos a missão de levar alegria e informação para um grande público com qualidade e, cada vez que entro “no ar”, procuro fazer o meu melhor sempre. E tudo fica mais fácil quando você se sente bem no local de trabalho e ama o que faz. Comecei o ano com esta vitória, e espero que o final deste ano seja também de conquista, afinal estarei terminando minha faculdade de jornalismo e somando mais conhecimentos para partilhar e colocar a disposição de todos.


JA - E o que representa para a rádio, na sua concepção, ter recebido este mérito?

Xande - Maravilhoso. Muitas pessoas no Brasil não conheciam a rádio até ganhar este prêmio com o programa super tarde. O programa é idéia minha, mas quem o leva ao “ar” é a emissora. No dia 10 de março de 2010 celebramos nove anos de evangelização através do rádio. O prêmio não poderia chegar em hora melhor. Tenho certeza que muitas pessoas passarão a escutar a rádio e com isso mais pessoas serão evangelizadas. Um prêmio nacional deste gabarito, sem dúvidas é motivo de orgulho para todos nós que amamos a rádio.


JA - Além de você, quem mais é merecedor dos méritos por esta vitória?

Xande - Deus! Ele merece todo destaque. Esse prêmio não pode ser ímpar, por isso, gostaria de dividir esse prêmio com a minha família, especialmente com a minha esposa, Vanessa, e meu filho, André, com os irmãos da rádio (funcionários, apresentadores, voluntários, arautos, ouvintes e amigos) todos merecem esse prêmio, a rádio merece. Quando um ganha, aqui na rádio, todos ganhamos. Somos uma equipe.

Nenhum comentário: