segunda-feira, 5 de abril de 2010

JESUS ESTÁ VIVO, ALELUIA

Desde aquela bendita manhã da Páscoa, impérios surgiram e desapareceram, civilizações esplêndidas se impuseram e se foram... No entanto, a contínua pregação da verdade da ressurreição de Jesus às gerações que se sucederam, encheu de esperança bilhões de corações.

Os poucos mais de doze seguidores de Jesus, que viram o túmulo vazio e Jesus vivo, iniciaram uma obra que atravessa os séculos e enche de sentido a vida de quem recebe e acolhe o seu anúncio.


OS EVANGELISTAS RELATAM

“Após o sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana, veio Maria Madalena com a outra Maria visitar o sepulcro. De repente houve um grande tremor de terra, pois o Anjo do Senhor, descendo do Céu, aproximando-se, removeu a pedra e sentou-se nela. Seu aspecto era como o de um relâmpago e suas vestes eram brancas como a neve. Os guardas tremeram de medo diante do anjo, e ficaram como mortos”. (Mt 28, 1-4).

“No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado para embalsamar seu corpo.

Diziam entre si: Quem nos irá remover a pedra da entrada do túmulo?” Mas, depois de olharem, verificaram que a pedra estava rolada para o lado. (Mc 16, 1-4).

“E entraram, mas não encontraram o corpo de Jesus e ficaram sem saber o que estava acontecendo. Nisso, dois homens, com roupas brilhantes, pararam perto delas... e disseram: Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui! Ele ressuscitou como havia dito!”
(Lc 24, 3).

“Corre então (Maria Madalena) e vai ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, aquele que Jesus amava. - Tiraram do tumulo o Senhor, e não sabemos onde O puseram. Então Pedro, com o outro discípulo, vieram ambos para o túmulo. Corriam os dois juntamente, mas o outro discípulo antecipou-se, correndo mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao túmulo.

Inclinando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou. Entretanto, chega também Simão Pedro e, entrando no túmulo, põe-se a observar os panos de linho estendidos no chão, e o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus, não colocado no chão, mas enrolado num lugar a parte. Então entrou também o outro discípulo. Ele viu e acreditou.” (Jo 20, 1-8).


Muita coisa foi dita e questionada, ao longo destes mais de 2000 anos de cristianismo, sobre as narrações que acabamos de apresentar para evidenciar o maior acontecimento da história e para confirmar e fortificar a nossa fé.

Os próprios apóstolos, como nos diz claramente a Escritura: “Eles ainda não tinham compreendido a Escritura que dizia que Ele devia ressuscitar dos mortos”, não esperavam uma Ressurreição em todos os sentidos da palavra. Pelo contrário, resistiram a esta idéia e só foram vencidos pela evidência dos fatos.

Paulo, convertido no caminho para Damasco e que não havia experimentado a crise dos outros apóstolos, chega a dizer: “Se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé... e nós somos os mais dignos de compaixão de todos os homens.” (1Cor 15, 17-19).

Nunca é demais repetir: Jesus ressuscitou! Este anúncio trouxe e traz uma alegria infinita para o coração dos cristãos.

É ressuscitando que Jesus ratifica o que havia dito à sua amiga Marta: “Eu sou a ressurreição e a vida, quem crer em mim, ainda que esteja morto, viverá” (Jo 11, 25). Ele se sente responsável por isso: “O vosso Pai que está no céus não quer que se perca um só destes pequeninos” (Mt 18, 14).

Sem esta fé, nossas orações serão simplesmente poesias. As nossas pregações seriam oratória barata, demagogia.

A ressurreição de Jesus é um fato, o acontecimento central que justifica e sustenta nossa fé nele e em nossa própria ressurreição.

Ela nada tem em comum com a festa de páscoa que a sociedade de consumo propõe, uma festa de muita comida, bebida, de coelhinhos e chocolates. Nossa fé nos dá absoluta certeza de que a semente da Ressurreição, plantada no coração da história, continua germinando. Deus é forte e fiel!


Um comentário:

rosane disse...

olá xande.. boa tarde a todos os ouvintes da radio de jesus..
xande nos estavamos de férias , por isso nossa ausência, mais fique tranquilo já retornamos ao trabalho e agora é trabalahr pouco e ouvir muito a radio cultura..kkk.
brincadeirinha.estamos com saudades de vçs, em casa também ouvimos a radio cultura,o grupo e apoio cruz azul agradeçe a colaboração da grande radio que é a cultura.o grupo de apoio cruz azul costeira estará completando um ano de vida! dia 05/05/2010
e recebemos de presente um convite para dar uma entrevista para cruz azul da suissa, é nosso trabalho tem sido uma unção assim como a radio cultura, estamos orgulhosos e felizes um ano que a radio cultura deu seu primeiro empurrão para o grupo de apoio, hoje agradecemos de coração e não poderiamos deixar de agradecer, e dividir nossa felicidade com vçs vçs completaram 9 anos e nos um ano, a feta é nossa!pedimos a deus que continue a nos inpulsionar a continuar este trabalho de resgate a vidas. apoiando cada dia mais familias de dependentes químicos
deixo nosso agradecimento e abraço para equipe amada, e colaboradores. leandro,cecilia, diógenes,augustinho e para todos os participantes do grupo e ouvintes assíduos da radio cultura.
obrigada senhor por mais este presente.
que a radio possa sempre alcansar sua meta dos 100% amém
bjs a todos, imcluindo quem está ouvindo a radio.