terça-feira, 8 de março de 2011

Celebração abre a CF-2011


Campanha alerta para os problemas ambientas que ameaçam a vida no planeta

Uma Celebração Eucarística realizada no dia 09 de março, às 18h15min, na Catedral de Florianópolis, marcará a abertura da Campanha da Fraternidade de 2011 na Arquidiocese de Florianópolis. Como o tema “Fraternidade e Vida no Planeta”, e lema “A criação geme em dores de parto” (Rm 8, 22), a CF pretende alertar para as ações do homem que tem provocado a destruição do meio ambiente e, em consequência, a destruição da vida na Terra
.
A celebração será presidida por Dom Murilo Krieger, Administrador Apostólico da Arquidiocese de Florianópolis e Arcebispo nomeado para a Arquidiocese de Salvador, na Bahia. Ao final, será realizada a imposição das Cinzas. Antes, no mesmo dia, às 14h30, Dom Murilo concederá entrevista coletiva à imprensa no Auditório da Cúria Metropolitana, sobre a CF-2011.

A Campanha tem como objetivos “contribuir para o aprofundamento do debate e busca de caminhos de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta” (Clique aqui e acesse o Texto-Base da CF-2011).

Usufruir sem destruir

Para Dom Murilo, ao criar o ser humano, a ordem do Senhor era para que o homem e a mulher submetessem a terra, dominando sobre os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que se movem pelo chão (cf. Gn 1,28), não para que deles usufruísse egoisticamente e os destruísse. Afinal, uma geração deve entregar à outra um planeta melhor, mais saudável e agradável, e não uma terra transformada em deserto, rios sem vida e ambientes poluídos.

“Individualmente, pouco poderemos fazer para reverter a situação atual de nosso planeta. Mas, à medida que as comunidades cristãs e as pessoas de boa vontade se conscientizarem sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e sentirem-se motivadas a participar de debates e ações que visem enfrentar o problema, na tentativa de preservar as condições de vida no planeta, poderemos ter esperança de que a situação de nosso mundo melhorará. O que está em causa é a própria vida humana”, refletiu Dom Murilo.




História

Esta é a 47ª Campanha da Fraternidade desde que foi criada em 1964. A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas está entre os principais objetivos da Campanha. A busca de ações que preservem a vida no planeta é outra meta da CF.

Não é a primeira vez que a Campanha da Fraternidade aborda o tema meio ambiente. Em 1979, a Campanha discutiu o tema “Por um mundo mais humano – Preserve o que é de todos”; em 2004, “Fraternidade e Água – Água, fonte de vida”; e, em 2007, a Amazônia foi lembrada: “Fraternidade e Amazônia – vida e missão neste chão”.

No CEAR, na Vila do Divino Oleiro, a Santa Missa será as 19h30 dando continuidade a Campanha da Batalha Espiritual com a imposição das Cinzas.

Fontes: CNBB, Zulmar Faustino - Jornalista, Rádio Cultura

Nenhum comentário: