quarta-feira, 16 de março de 2011

Itinerário Quaresmal



Pe.Márcio Vignoli, nos faz um convite para vivermos este tempo quaresmal:
Tema: "Viver a Quaresma... Celebrar a Páscoa!" e o lema: "Encontrar a Palavra, Acolher a Palavra e Viver da Palavra".


A Igreja reserva um tempo de preparação para a celebração do Mistério Pascal chamado Quaresma. O tempo da Quaresma, que inicia na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa, dura quarenta dias e nos convida à uma preparação mais intensa para a Páscoa.

Este tempo constitui-se de um verdadeiro itinerário, exercício e treino espiritual para todos os cristãos batizados e para os que se preparam para o Batismo.
Três são as características que marcam o ritmo deste tempo e formam o caráter daquele que se predispõe a vivê-lo com intensidade: oração, jejum e caridade. Estas práticas tão queridas à tradição cristã, devem ser intensificadas neste tempo!

Neste ano de 2011, de modo especial, propomos para vivência quaresmal o seguinte tema: "Viver a Quaresma... Celebrar a Páscoa!" e o lema: "Encontrar a Palavra, Acolher a Palavra e Viver da Palavra". Além de intensificar o orar, o jejuar e o dar, vamos nos comprometer a encontrar, acolher e viver da Palavra. A experiência do discípulo de Jesus, que se põe a caminhar com o Divino Mestre, Caminho, Guia e Meta da viagem, é justamente esta:

ENCONTRAR A PALAVRA: Quaresma é tempo de nos encontrarmos com mais frequência com Jesus, que nos chama para o seu seguimento. Pela Palavra, Jesus quer estreitar laços de amor, amizade e comunhão conosco, por isso, quanto maior for a vontade de estar com Ele, maior será nossa assiduidade com a Palavra de Deus. Reserve mais tempo para ler a Palavra de Deus... há Alguém que lhe convida e que lhe aguarda para este encontro.

ACOLHER A PALAVRA: Quaresma é tempo de abrir o coração e acolher a mensagem da salvação que nos é comunicada pela Palavra de Deus. Há muitos que a ouviram, porém, fecharam seus corações. A Quaresma convida: "Não fecheis o vosso coração, ouvi a voz do Senhor".

VIVER DA PALAVRA: Quaresma é tempo de conversão, mudança de vida. É um "despojar-se das obras das trevas e vestir-se com as armas da luz"; é um convite para vivermos como "filhos de Deus, filhos da luz". Não basta ler, ouvir, e acolher a Palavra, temos que vivê-la! Se a encontrarmos, ouvirmos e acolhermos, ela gerará dentro de nós um sincero e verdadeiro desejo de conversão e transformação.

Na verdade, antes mesmo de encontramos, acolhermos e vivermos da Palavra, antes de darmos o primeiro passo em sua direção, ela veio ao nosso encontro, nos acolheu e desejou viver entre nós: "o Verbo se fez carne e está entre nós!" Esta Palavra não é apenas um livro, é uma Pessoa... é o próprio Jesus, que nos encontra como a ovelha perdida, que nos acolhe como a pecadora perdoada e que é capaz de entregar a sua vida e perdoar o bom ladrão, porque nos ama como ninguém.

Por tudo isso, só nos resta... encontrar a Palavra, acolher a Palavra, viver da Palavra, ou melhor, encontrar a Jesus, acolher a Jesus e viver de Jesus.
Irmãos e irmãos, vamos "viver a Quaresma para Celebrar a Páscoa".
Bom itinerário quaresmal!

Fonte: Pe. Márcio Vignoli A. Vignoli

Nenhum comentário: