sexta-feira, 11 de março de 2011

Jejuar a Rezar

Partilho uma reflexão sobre o evangelho de hoje que recebemos do Padre Renato dos Santos,Salesiano de Dom Bosco, que mora e exerce seu ministério, em Porto Alegre (RS).



Dentro desta moção, sobre oração,lembramos do encerramento da Campanha da Batalha Espiritual, que vai acontecer no dia 20/03 no Cear, Vila do Divino Oleiro e contará com a presença de Jacira Morão (RJ),Estelatus Mtema, coordenador da RCC na Tanzânia-África e Pe. Márcio. Participe e nos ajude a divulgar. Leia a reflexão:

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram:
“Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”
15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

1 – Jejuar e Rezar... Penso que nem seria necessário dizer que o jejum exerce efeitos benéficos sobre o corpo e sobre a alma. Todavia, como podemos encontrar no livro do Profeta Isaías 58,1-9, se o jejum não for acompanhado de excelentes obras, Deus nem escutará nossos pedidos. Aliás, torna-se impossível fazer um jejum bem feito sem a oração e boas obras. O verdadeiro jejum que Deus gosta, é nossa coerência de vida, é a superação do nosso egoísmo, é a nossa capacidade de interagir para promover a vida. Fazer jejum do estômago tem grande valor, mas, jejuar a língua, os pensamentos, os olhos e certas ações mesquinhas, não perde nada em seu teor sagrado.

2 – O jejum faz muito bem a quem consegue exercitar esta prática de mortificação, sempre acompanhada da oração pessoal. Todavia, precisamos primeiramente dizer para nós mesmos, interiormente, qual o objetivo do jejum que queremos fazer? Terá uma finalidade terapêutica ou espiritual? Será que temos a capacidade de entender que jejum ajuda muito no crescimento espiritual? Jesus recomendou o jejum: Mateus 6,16-18; 9,14,15. Compete a nós definir o momento de fazê-lo e, como fazê-lo...

O que queremos com o jejum? Uma graça especial? Uma cura? Solução de problemas difíceis? Jamais esquecer que um verdadeiro jejum deveria ser sempre acompanhado pelo Espírito Santo, que nos fortifica na decisão de fazê-lo com determinação e coragem. O jejum e a oração nos colocam numa atitude de humildade diante de Deus. Necessitamos fortemente de sua ajuda. Quando Ele vê o nosso propósito reto e firme, sempre nos acompanhará com seu Divino Espírito.

3 - O jejum também pode ser oferecido por alguém que enfrenta dificuldades. Convém dizer que jejum não é coisa para gente fraca de propósitos, porque já fraca na fé. Antes de tudo ele é autodomínio. Quem tem disciplina conseguirá fazer jejum com muita facilidade. Jejum exige renúncias... A melhor maneira de fazê-lo bem é preparando-se bem, espiritualmente: Intensificar a oração pessoal; fazendo uma boa confissão sacramental; estabelecendo propósitos, etc. Jejum sem orações perderia a eficácia, ou seja, ficaria sem o efeito desejado. Sl 35.13, At 13.3

Nunca começar de imediato. Devemos ir preparando a mente e o corpo. Para isso, alimentações frugais, leves. Assimilar mentalmente o pouco. O jejum bem canalizado ajuda muito no crescimento espiritual. Portanto, ajuda a crescer na santidade. Para Jesus, o jejum e a oração intensa não tem finalidade de greve política, ainda que seja respeitada esta opção. Também não é opção por vaidade, beleza física; disputas pessoais para ver quem fica mais tempo sem comer. Tem finalidade de purificação interior, de crescimento na fé, de superação do egoísmo. Serve para matar os desejos carnais. É um dominar a vontade rebelde.

Jejum não pode ser confundido com abstinência. Podemos abster-nos de comer alguns alimentos, sem deixar de comer outros. Jejum é não comer. Enfim, o jejum nos prepara para as grandes batalhas espirituais: Mt 4,1-3, 17.21. Neste sentido, até Jesus fez jejum... Você já fez jejum de verdade? Jejum não é obrigação imposição ou rigorismo religioso. É, sim, um grande recurso espiritual que, para quem conseguiu provar este recurso, nunca mais deixará de fazê-lo, com alegria e, secretamente.

Oração
Senhor Jesus, fonte incessante de alegria e felicidade. Nestes momentos difíceis pelos quais passamos, quando parece até que não temos mais condições de ver luz no fim do túnel; quando a tristeza, a angústia e a dor parecem dominar-nos, transborda nossos corações com Tua santa alegria e felicidade. Ajuda-nos a superar o homem velho, pequeno, pecador, perverso e egoísta que mora dentro de nós. Faze com que nos revistamos pra valer do Homem novo, que és Tu Jesus, que nos dá a vida verdadeira.

Renova-nos com a lei nova do Teu amor misericordioso. Restaura-nos com Teu perdão, com Tua acolhida e com Teu entendimento das nossas fraquezas humanas. Ajuda-nos, Jesus, a fazermos jejuns saudáveis, para crescermos no autodomínio, na espiritualidade e na santidade de vida. Que a eficácia de nossos jejuns, também como superação do egoísmo, nos ajude a sermos cada vez mais fortes, para lutarmos na defesa da vida. Amém.

Desejo-te um final de semana maravilhoso.
Não deixe de priorizar a Celebração Eucarística e o Culto Dominical.
Quanto mais nos nutrimos d’Ele, mas parecidos com Ele seremos.
Deus te abençoe e proteja.
Forte abraço.
Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco

Nenhum comentário: