segunda-feira, 14 de março de 2011

Mapa de Navegação!


Vamos refletir sobre o Evangelho de hoje?

1ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.

34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me rece­bestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’.

37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ 40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’

41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Reflexão
1 – Ultimamente tenho recebido pessoas, exageradamente medrosas, abordando o assunto sobre o fim dos tempos ou, mais especificamente falando, sobre o fim do mundo. Angustiam-se desnecessariamente. Não poucas pessoas, vendo e ouvindo sobre os fenômenos naturais que estão acontecendo, como, aliás, sempre aconteceu, talvez não com tanta agressividade, o que nos faz repensar com muita responsabilidade a nossa intervenção destrutiva no meio ambiente, acabam por fazer uma leitura teológica catastrófica sobre o fim do mundo.

Afinal, “A criação geme em dores de parto”. (Rm 8,22) Há os que insistem, erroneamente, na ideia de fim do mundo. Particularmente acredito que Deus seria injusto se permitisse o fim deste mundo tão lindo, feito por Ele com tanto amor, carinho e esmero, sem antes aprendermos o que significa a lei do amor que deverá reger nossas relações interpessoais, com a obra da criação e, com Ele mesmo.

2 – Contudo, para muitas pessoas da minha família, como também da tua, certamente, o fim deste mundo já chegou. Já passaram pelo trono glorioso onde, certamente, receberam a recompensa pelas suas péssimas ou boas obras. Queira Deus que eles tenham ouvido a afirmação: “vinde benditos de meu Pai...”.

Contudo, quando pensamos em tribunal divino, se é que esta palavra consegue expressar corretamente o que será o julgamento de Deus para conosco, não podemos jamais esquecer dois lindos atributos de Jesus: Ele não só é Pastor, mas Bom Pastor e é Fonte de Misericórdia.

Não vamos, equivocadamente, achar que os critérios de julgamento d’Ele se comparam com os nossos limitados critérios humanos, pautados por interesses estritamente pessoais ou grupais.

Para mim, o que tem de mais sagrado neste Evangelho, é que Jesus traça o mapa de navegação para quem quer receber a herança eterna, preparada por Deus desde a criação do mundo. E o rumo norte, o trilho decisivo que nos garantirá esta herança, é o serviço, ou seja, a entrega da vida, com todos os dons e talentos d’Ele recebidos, para a edificação dos outros. Nossa maior dívida para com Deus, penso eu, é não colocar a serviço os tantos e multiformes dons recebidos. Tantas vezes o egoísmo não nos deixa ver no outro um irmão que necessita de nós e, nós, que necessitamos dele.

3 – Não podemos esquecer, sob hipótese alguma, que seremos merecedores desta herança eterna na medida em que formos capazes de entender profundamente o que Jesus continua a nos dizer, hoje: Eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me rece­bestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’.

Estas ações se constituem no mapa de navegação da nossa vida cristã. Não podemos ser cristãos de teoria. São Tiago entendeu bem este mapa de navegação rumo ao céu, quando afirma: “Fé sem obras é morta”. Fiquemos conscientes: Religião sem ação concreta em favor da vida, é pura hipocrisia. O verdadeiro amor que Cristo nos propõe, sempre nos levará, infalivelmente, aos outros. Ou entendemos isso ou, ainda não entendemos o que é a essência do cristianismo: O outro é imagem e semelhança do Deus criador, a quem devo servir. “Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ Portanto, vamos atender bem a Jesus atendendo bem as pessoas.

Oração:
Senhor Jesus, doador de todos os dons, doa-nos o dom precioso da capacidade de servir com alegria aos pequeninos. Ajuda-nos a transformar nossos dons em ações concretas em prol dos que mais sofrem nesta sociedade escandalosamente excludente.

Dá-nos a graça de entender que defendendo a vida e servindo as pessoas, estamos servindo a Ti, Deus vivo e verdadeiro. Ensina-nos, Jesus, que somente o amor, que se expressa na vida doada, é que dá o verdadeiro sentido à nossa existência e consistência ao nosso caminho rumo à eternidade feliz.

Não permite, Jesus, que vivamos tranquilos em nosso comodismo de cristãos sem ações em favor da vida. Educa-nos cada vez mais para a lei do amor, que nos dará a capacidade de conviver pacificamente com nossos semelhantes, com a natureza e contigo. Faze com que Teu amor seja real na vida de muitas pessoas através das nossas ações concretas e que nossas boas ações nos alcance a graça de sermos merecedores de ouvir Tua doce e decisiva afirmação: “Vinde benditos de meu Pai”. Amém.

Quero desejar-te um dia simplesmente repleto das mais ricas bênçãos de Deus.
Faça o bem.

Fonte: Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco

Nenhum comentário: