quarta-feira, 30 de março de 2011

Pe. Salm é o novo administrador arquidiocesano


Ele terá a missão de governar a Arquidiocese até a vinda do novo arcebispo

O Colégio de Consultores da Arquidiocese de Florianópolis esteve reunido, na manhã de ontem e elegeu o Pe. João Francisco Salm como o administrador diocesano da Arquidiocese de Florianópolis. Ele terá a missão de governar a Arquidiocese até que seja nomeado e tome posse o futuro arcebispo de Florianópolis.

Dom Murilo foi nomeado no dia 12 de janeiro para a Arquidiocese de Salvador. Até a sua posse, realizada no dia 25 de março, ele permaneceu entre nós como Administrador Apostólico. A partir do dia 25 a Arquidiocese de Florianópolis passou a ser Vacante.

De acordo com o Código de Direito Canônico, o Colégio de Consultores, têm um prazo de oito dias para se reunir e escolher um presbítero que assuma a administração da arquidiocese até que o Papa escolha e tome posse o novo pastor da diocese.

Na arquidiocese de Florianópolis o Colégio de Consultores é formado pelos Pe. Francisco José Gesser, Pe. Hélio da Cunha, Pe. José Henrique Gazaniga, Pe. Sérgio Giacomelli, Pe. Siro Manoel de Oliveira, Pe. Vilson Groh e Pe. Vitor Galdino Feller

História
Natural de São Pedro de Alcântara, Pe. João Francisco Salm nasceu em 11 de outubro de 1952. Aos 12 anos ingressou no Pré-Seminário de Antônio Carlos. No ano seguinte, foi para o Seminário de Azambuja, em Busque, saindo de lá em 1976 para cursar Teologia no ITESC. Sua ordenação presbiteral foi realizada no dia 30 de junho de 1979, no Santuário Nossa Senhora de Azambuja.

No ano seguinte, iniciou suas atividades presbiterais como formador do Seminário de Azambuja. A partir de 1984, foi nomeado reitor do Seminário, acumulando as funções de Reitor do Santuário e Regente do Coral, e Diretor do Museu Dom Joaquim.

Em 1992 foi transferido para Florianópolis, assumindo a reitoria do Seminário Teológico Convívio Emaús e também a coordenação arquidiocesana da Pastoral Vocacional, cargos que ocupou até 2009. Em duas ocasiões, 2006 e 2008, assumiu a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral.

Atualmente, desde 2009, é pároco da Paróquia Santa Teresinha, em Brusque.

Pe. Salm:experiência de 32 anos como padre

Em entrevista, ele fala como recebeu a notícia, como vai conciliar esse compromisso com as atividades que já tem, fala de como suas experiências anteriores contribuirão para assumir essa missão e o que muda na Arquidiocese com a sua eleição.

Como o senhor recebeu a sua eleição?- Com naturalidade, disposição de servir e contando com a colaboração dos colegas padres do Colégio de Consultores.

O senhor é pároco na Paróquia Santa Teresinha, em Brusque. Como vai conciliar esse trabalho com o de pároco?- Precisarei ter conhecimento melhor das minhas obrigações para depois ver se conseguirei conciliar os compromissos da paróquia com os da Arquidiocese. A partir daí, tomaremos as medidas que se fizerem necessárias.

Em 2006 o senhor foi o coordenador de Pastoral. Isso favorece a realização dessa nova missão?- Sim. Com esse trabalho tive um envolvimento que, com certeza, me ajudará no exercício dessa missão.

Após 32 anos de ordenação, a maior parte como formador, o senhor vive sua primeira experiência como pároco. Essa experiência traz algum benefício para a missão que agora assume?
- De toda experiência se tiram lições. Certamente a formação e a paróquia ensinam muito qualquer padre.

O que muda na Arquidiocese até a nomeação e posse do futuro arcebispo?- Nada muda. O esforço será no sentido de ajudar a Arquidiocese a continuar fazendo o seu caminho e prepará-la para a melhor acolhida possível do novo arcebispo.


Administrador Apostólico X Administrador Diocesano
Na Igreja Católica, um administrador apostólico é um bispo ou um presbítero designado pelo Papa através de um decreto para administrar uma diocese que se encontra vacante, ou seja sem um bispo ou arcebispo que seja seu pastor.

O administrador diocesano é um bispo ou um padre escolhido pelo Colégio de Consultores até oito dias após a diocese entrar em vacância. Tanto um como outro tem a missão de dirigir os trabalhos da diocese interinamente até que o Papa eleja um novo bispo e ele tome posse. O administrador diocesano não tem a função de bispo, mas tem a missão de governar a diocese até a chegada do novo bispo.

Fonte: Jornalista Zulmar Faustino

Nenhum comentário: