segunda-feira, 21 de março de 2011

Evangelho de hoje: Bondade!



Evangelho (Lucas 6,36-38)

2ª Semana da Quaresma
O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Reflexão
1 – Temos duas possibilidades de emitir julgamento: Uma trazendo para nós mesmos a responsabilidade de quem é juiz. Já seria crime de falsidade ideológica. A outra possibilidade é sendo pessoa crítica construtiva. Não devemos retalhar ninguém. Não temos o direito de condenar ninguém. Deixemos isso para Deus, com seus critérios de infinito amor.

O que podemos fazer é ajudar a pessoa que, pelos nossos critérios, precisam refletir criticamente a própria vida. Isso não é ruim. Pode ser muito construtivo. Podemos fazer isso de várias formas, menos condenando. Quando fazemos isso condenado, já matamos a pessoa. Ajudar a discernir é diferente de julgar.

2 – Vamos baixar nosso dedo... Nossas imperfeições não nos permitem levantar o dedo para ninguém. Nem Deus faz isso conosco. “Quem não tiver pecados, atire a primeira pedra...”. 3Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? Ainda que formos bem perseverantes em vigiar nossos próprios defeitos, não temos o direito de estar com o dedo em riste para ninguém...

3 – Pela lei do retorno, o que fizermos aos outros, acontecerá para nós mesmos: seja coisa boa ou não boa. 2Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que me¬dirdes. Portanto, sem sermos coniventes com tantas coisas sem sentido que anda acontecendo por aí, vamos nos empenhar de verdade em vencer o mal pelo bem, sem condenar ninguém.

Oração:
Senhor, nosso Deus e nosso Pai. Tu que és a fonte do perdão e da misericórdia, ajuda-nos a sermos brandos quando se trata de emitir juízos de valor sobre teus filhos e filhas, nossos irmãos e irmãs. Que tenhamos a capacidade de conviver respeitando o diferente, sem condenar quem possa estar trilhando caminhos tortuosos, talvez porque longe da Tua graça santificante.

Não permita Senhor, que sejamos cruéis com as fraquezas dos nossos semelhantes, pois nós mesmos temos muitas fragilidades que ainda não conseguimos transformar. Dá-nos a graça de vencermos o mal pelo bem, sem precisar condenar ninguém. Que nosso coração seja cada vez mais semelhante ao Vosso. Amém.


Fonte: Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco

Nenhum comentário: