quarta-feira, 16 de março de 2011

Vencer - Evangelho do dia 16/03‏

1ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.

30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os nini­vitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão.

32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

1 – Saber ler os sinais dos tempos. É uma grande virtude. Lendo os sinais dos tempos, seremos capazes de perceber Deus agindo continuamente na história. Deus nos fala continuamente, diariamente, em todos os momentos. E nos fala através dos acontecimentos cotidianos.

Mas se não tivermos o coração sintonizado, não seremos capazes de perceber e, muito menos, de sentir a Sua presença em nós e nos acontecimentos do mundo presente. E para podermos ler os sinais de Deu acontecendo no hoje de nossa história, precisamos desfazer nossos esquemas pré-fixados. Nunca será demais a humildade e a simplicidade de vida para vermos e sentirmos a ação de Deus em nossas vidas. No geral a nossa sabedoria humana anda muito arrogante e orgulhosa.

A verdadeira sabedoria, aquela que nos faz ver e sentir Deus agindo em nossas vidas é-nos dada pelo Espírito Santo. "Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos». (Lc 10,21) Deus atua em nosso meio com uma lógica diferente da nossa. Só os simples entendem isso, porque justamente estão desarmados de esquemas pré-fabricados pela “grande inteligência humana”. Como o próprio Jesus diz no Evangelho: “Somos uma geração má”.

2 – Precisamos crescer na fé. A fé é a nossa maior central energética. Pela fé haurimos a energia de Deus em nós. Crescer na fé deve ser um ato de responsabilidade pessoal. Deve ser uma questão de empenho e compromisso. Não podemos continuar no terninho ou no vestidinho da primeira Eucaristia.

“Quando era criança, tomava leite. Agora que sou adulto, como alimento sólido”, dizia São Paulo. Crescemos em tantas dimensões, lutamos tanto para alcançar um determinado objetivo, passar em um concurso, em um vestibular, etc, mas, nem sempre não temos a mesma predisposição para crescer na fé e no entendimento das coisas sagradas. E, assim, vamos vivendo na superficialidade espiritual.

Quem vive na superficialidade espiritual vive correndo atrás de “sinais”, ou melhor, de espetáculos de “fé”. Não devemos ser assim. Decididamente Deus não é comediante. O maior sinal que Ele nos deu foi seu filho Jesus Cristo. Ou encontramos nosso motivo maior de viver em Cristo, ou teremos nossa vida seriamente comprometida. Sem Cristo perdemos o sentido maior de tudo. É Cristo quem dá o sentido maior do nosso existir humano. Cristo é maior do que Salomão. É maior do que Jonas.

3 – Fé é uma questão de amor. E a maior prova de amor quem nos dá, é o próprio Cristo, na cruz sagrada. Na cruz sagrada Ele Se nos entrega por inteiro. Será que esta vida entregue até as últimas consequências não nos é suficiente? Precisamos ainda de outras coisas, de outros sinais? Na cruz Jesus quer nos conquistar, por amor.

Jesus é o maior milagre, o maior sinal. Sem negarmos os muitos milagres que Deus nos concede ainda hoje, por amor, precisamos nos ater ao foco principal: Jesus é a maior intervenção de Deus em nossa história. Isso deveria nos bastar: E aqui está quem é maior do que Salomão.

E aqui está quem é maior do que Jonas”. Ficar pedindo sinais é querer colocar Deus à prova. Ele não vai compactuar com essa atitude nunca. Para que pedir a Deus que nos dê sinais de sua existência e de seu poder, se nós já temos o maior sinal que é a nossa própria vida? A nossa vida já não é um sinal mais do que suficiente para dobrarmos os joelhos e agradecermos diariamente a Deus por este dom insubstituível?

Oração
Senhor Jesus, dádiva maior do amor de Deus para conosco. Humildemente Te pedimos: Derrama sobre nós os dons preciosos do Teu Santo Espírito, a fim de conseguirmos ver, diariamente, os sinais maravilhosos da Tua intervenção em nossas vidas e no mundo presente. Sintoniza nossos corações incrédulos, que tantas vezes corre atrás de espetáculos de fé, para sentirmos fortemente Tua presença real em nossas vidas.

Quebra Jesus, nossa arrogância e nosso orgulho que nos impedem de ver e sentir Tua presença nos acontecimentos cotidianos. Derrama sobre nós o gosto pelo estudo e aprofundamento das coisas sagradas. Arranca de nossos corações a superficialidade espiritual que nos mantém aprisionados em conceitos e atitudes ultrapassados. Sê Tu, Jesus, o maior milagre que dá o sentido e sabor ao nosso existir humano. Que o nosso encontro pessoal contigo nos torne pessoas cada vez mais abertas e disponíveis à graça santificante. Amém.

Desejo-te um dia cheio da presença d’Ele, nos tantos acontecimentos que haverão de acontecer em tua vida. Não peça mais sinais. Simplesmente procura sentir o Maior Sinal dentro de ti.

Fonte: Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco

Nenhum comentário: