quinta-feira, 14 de abril de 2011

Abertura ao transcendente


Clique aqui e reflita as leituras de hoje.

Reflexão do Evangelho:

1 – Estamos percebendo que o Evangelista João vai fazendo com que os inimigos de Cristo fiquem cada vez mais furiosos. O motivo de tudo: eles não conseguem fazer a experiência de ver em Jesus algo mais do que o puramente humano.

Faltava-lhes abertura para ver Jesus em sua divindade. Eles fundamentavam suas reflexões sobre a pessoa de Abraão. Contudo eles não se davam conta de que o próprio Abraão não fez outra coisa senão acatar com total resignação o projeto de Deus. Eles não conseguiam ver que as promessas que Deus tinha feito têm seus inícios com Abraão, mas, sua plenitude realiza-se em Jesus Cristo.

Antes que Abraão existisse, Jesus já era. Ele é eterno. Abraão era transitório, mortal, como qualquer um de nós. Infelizmente não conseguiam dar este passo decisivo de aceitação de Cristo, como Filho de Deus Salvador. Não nos cabe julgá-los. Cabe, sim, fazer uma profunda reflexão para avaliarmos se hoje temos abertura suficiente para aceitar a Jesus com Deus salvador, em nossas vidas.

2 – E para quem não têm ou não quer ter abertura ao transcendente e, nega de antemão a pessoa mesma de Jesus, não adianta tratar destes assuntos de forma mais clara e convincente. Para quem não se abre à dimensão da fé, não adianta vir nem o anjos do céu para dar esclarecimentos sobre quem é Jesus.

Diante de tal renitência, Jesus simplesmente vai falando com linguagem quase inacessível. Entender as coisas sagradas, não as conseguiremos somente com a “muita” Inteligência humana de que dispomos. Somos por demais arrogantes, intransigentes, mesquinhos.

Eles não conseguiam entender as afirmações de Jesus justamente porque não se abriam ao sagrado. E Jesus ia dizendo, até para provocá-los: “Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. É difícil alcançar a dimensão desta firmação sem a profundidade do ato de crer.

3 – O que decididamente importava para Jesus era dizer de sua total intimidade com o Pai. Ele guardava a Palavra do pai. Era o Pai quem dava a justificativa maior de suas ações: Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra.

Chamar os judeus de mentirosos e dizer que eles não conheciam a Deus era o mesmo que feri-los de morte. Ainda mais que eles se achavam doutores nos estudos teológicos. Como tantos ainda hoje fazem, eles ficavam numa leitura fundamentalista, das afirmações de Jesus. O fundamentalismo sempre nos levará a equívocos doutrinais.

Vale dizer que fidelidade às Sagradas Escrituras não tem nada a ver com fundamentalismo bíblico, no geral fruto da falta de estudo científico sério. Esta era a prova cabal de que não entendiam nada do que Jesus estava, efetivamente, querendo transmitir. E Jesus queria, tão somente, falar-lhes da vida: “...se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”.

Oração
Senhor Jesus, Filho de Deus salvador, salva-nos pela nossa fidelidade à Tua Palavra Santa. Dá-nos a graça de não nos equivocarmos no entendimento da Tua divina pessoa e do motivo sagrado pelo qual Vieste habitar entre nós.

Ajuda-nos a compreender o horizonte maior da Tua grande e insubstituível proposta de vida nova, que é a ressurreição. Auxilia-nos na busca incessante por Ti e por Tua Palavra de vida. Não permita que venhamos a morrer na infelicidade de não crer em Ti e no Teu amor que redime.

Cura-nos da preguiça espiritual que nos mantém na mesmice de uma fé por demais infantil. Fala, Jesus, na interioridade de nossos corações atribulados, sofridos e, tantas vezes, descrentes de tudo.

Que o calor do Espírito Santo aqueça nossos corações indiferentes e frios. Resgata-nos por Teu infinito amor. Amém.

Meu irmão, minha Irma!Deixa que amor de Deus te alcance! Não coloques resistência à ação d’Ele em tua vida.Guarda fortemente Sua Palavra. Ela tem o poder de garantir a tua ressurreição.Faças tão somente o bem.

Fonte: Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco

Nenhum comentário: