sexta-feira, 15 de abril de 2011

Amar


Leia e reflita seu dia com as leituras sagradas de hoje. Clique aqui!

Reflexão do Evangelho do dia

1 – Durante toda a semana estamos acompanhando este duplo movimento: um grupo de pessoas querendo prender ou apedrejar a Jesus e, outro grupo de pessoas acreditando cada vez mais n’Ele e em seu projeto de salvação. Penso que a vida de Jesus, com toda esta perseguição sem limites, foi duramente provada antes mesmo do suplício na cruz.

Poderíamos até denominar o martírio da perseguição. Contudo, Ele enfrenta todas as perseguições e sofrimentos de cabeça erguida, com serenidade e confiança total no Pai: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas.

Por qual delas me quereis apedrejar?” Ele nos ensina, com Seu modo de ser e de agir que não devemos fugir dos problemas e nem devemos desanimar dos projetos que consideramos importantes e, sobre os quais, colocamos nossas saudáveis energias. E, todo projeto importante, consegue contemplar a vida dos semelhantes. No projeto de Jesus, todos nós fomos contemplados. Seremos felizes na medida em que fizermos felizes os outros. Se este dinamismo não acontece conosco, algo está errado.

2 – O grupo que não acreditava tinha seus motivos: não conseguiam aceitar que Jesus se autoproclamasse Filho de Deus e, muito menos, Deus. Para eles isso era uma blasfêmia: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” Ainda que Jesus se servisse das Escrituras e das boas obras para ajudá-los a dar este passo fundamental e decisivo na aceitação de que realmente Ele era Deus, não obtinha êxito. Por mais absurdo que pareça, eles negavam a Jesus em nome de Deus. Faltava-lhes abertura interior. Eram fundamentalistas.

Não se abriam sequer para o diálogo. Negavam a priori: “sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” Contudo, o grupo que já tinha feito sua adesão radical de fé em Jesus Cristo Salvador, respondia com o seguimento corajoso e destemido: “Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele”. Ainda hoje o nosso testemunho de fé torna-se importantíssimo para os que não creem ou para os que alimentam dúvidas interiores.

Vale refletir: que tipo de testemunho de fé estamos dando em nossa família, em nosso trabalho ou em nossos círculos de relacionamentos? Somos capazes de dizer, com a vida, que cremos de verdade em Jesus Cristo e em seu projeto de salvação? Isso fará uma diferença enorme na vida dos que não conseguem crer. Nosso prestígio de crer deve ter êxito sobre os que não creem.

3 – Certamente Jesus não nos quer tímidos na fé. O preço do corpo dado e sangue derramado por amor tem que encontrar em nós a sua repercussão. Somos caixa de ressonância deste fato tremendamente lindo, que foi a capacidade que Jesus teve de doar a vida pelo nosso resgate. A fé em Cristo ressuscitado nunca foi e nunca poderá ser uma ideologia, é um fato que acontece com a nossa assertiva interior.

Cremos, ou, não cremos. Se crermos, a vida deve ter um sentido de plenitude. Nossa beleza transcendente, já acontecendo neste mundo, consiste exatamente nisso: crer no filho de Deus que veio nos trazer a salvação.

Oração

Senhor Jesus, fonte incessante de amor eterno, ama-nos com este amor que gera vida e faz crescer. Aquece nossos corações frios na fé, com o fogo do Espírito Santo. Pela força do amor, ajuda-nos a enfrentar todos os problemas e sofrimentos com grandiosidade interior, confiando totalmente na Tua presença dentro de nós. Por Ti, Contigo e em Ti, seremos sempre vencedores.

Afasta-nos dos perigos e das perseguições mesquinhas de pessoas que ainda não permitiram a atuação de Tua graça em seus corações. Faze, Jesus, que estas pessoas cresçam no entendimento e na aceitação do Teu amor redentor em suas vidas.

Ajuda-nos a dar um testemunho convincente de fé dentro de nossas casas, em nossos ambientes de trabalho e, em nossos círculos de amizade. Que nosso modo de ser e de agir, fundamentados na fé e no Teu amor que redime, possa ser o maior testemunho da Tua salutar presença em nossas vidas. Amém.

Neste final de semana daremos início a Semana Santa quando, com Cristo, haveremos de percorrer o caminho do calvário até a Ressurreição.

Não deixes de participar da comunidade. A Sagrada Ceia e a Sagrada Escritura nos robustecem na fé.Tenhas um abençoado final de semana.

Fonte: Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco.

Nenhum comentário: