quinta-feira, 28 de abril de 2011

Meditando o Evangelho de hoje!


Reflexão
Clique aqui e leia as leituras do dia.

1 – Jamais conseguiremos entender a realidade da ressurreição fora da dimensão essencial, que é a fé. Somente na fé e pela fé teremos capacidade de assimilar o conteúdo da ressurreição de Cristo.

Tanto os Apóstolos, que tiveram a graça de conviver com o Mestre, como cada um de nós, depois de 2011 anos deste acontecimento central da história da nossa salvação, precisamos nos colocar na perspectiva da fé para podermos entender, assimilar e testemunhar a força da ressurreição em nossa vida pessoal, familiar e comunitária. E Jesus se mostra na condição de ressuscitado.

Mostra-se de corpo e alma. Podia ser visto pelos sentidos e tocado, ao mesmo tempo. Certamente seu objetivo em se querer se fazer ver, enquanto ressuscitado, era tirar possíveis dúvidas do coração dos Apóstolos e levá-los a crescerem na dimensão da fé. Afinal seriam eles os primeiros missionários anunciadores/testemunhas desta nova realidade: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.

2 – A Ressurreição é o evento central da nossa fé de batizados. Se não acreditarmos na ressurreição, nossa fé e nosso batismo perderiam completamente o sentido. Sem a ressurreição nossa fé seria vazia de sentido. A ressurreição de Cristo não foi um conto de fadas. Não foi um teatro. Não é uma poesia. Ressurreição é o acontecimento substancial que dá sustentabilidade ao edifício do nosso ato de crer.

Como o próprio Jesus afirma, fantasma não se comunica, não se expressa, não tem carne e nem ossos. Não come... Nem Jesus precisava disso enquanto ressuscitado. Jesus ressuscitado está completamente livre das nossas condições humanas. Mas chega até a pedir comida para afastar as dúvidas de seus primeiros interlocutores, que estavam vivendo um misto de alegria e surpresa.

3 – Não devemos ser tímidos em afirmar que é justamente pela força da ressurreição agindo em nossas vidas que nos esforçamos por sermos mais justos, solidários, fraternos e, comprometidos com a defesa da vida.

A força e o poder da ressurreição comprometem nossos ser e nosso agir em sociedade. Nossas atitudes, mais do que as palavras, dizem se somos coerentes e radicais na opção por Cristo. Pelo ato de crer na ressurreição de Cristo, não deveríamos mais nos permitir certas coisas, que nos afastam dos caminhos da vida. Infelizmente nos expomos demais aos perigos que nos afastam da graça santificante.

Somos cristãos por demais imprudentes. Deveríamos ser mais consequentes e coerentes com a proposta de salvação que Cristo nos propõe. Afinal, Moisés, os Profetas e os Salmos não estavam brincando quando afirmavam: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

Oração:

Senhor Jesus, força motriz de nossos corações, movimenta-nos com a energia da Tua ressurreição. Dá-nos a graça de experimentar diariamente a força da ressurreição em nossa vida de batizados, por Ti cosagrados. Ajuda-nos a superar a fé ingênua e faze que as dúvidas, que por vezes invadem nossa inteligência, sejam dissipadas pela luz do Santo Espírito.

Abre, Jesus, a nossa inteligência, para entendermos profundamente a grandiosidade do Teu infinito amor para conosco. Pela força dos Sacramentos por Ti instituídos, possamos estar livres do mal e das insídias do Antigo Inimigo.

No Teu nome e no Teu poder possamos ter a conversão e o perdão dos nossos pecados. Continua, Jesus, a nos mostrar as mãos e os pés. Faze-nos mais sensíveis. Assim poderemos ver Tuas mãos e pés nos pés e mãos de tantos irmãos que caminham conosco, diariamente. Nossas atitudes consequentes e coerentes sejam o reflexo da nossa fé na ressurreição

Fonte:Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco

Nenhum comentário: