terça-feira, 12 de abril de 2011

Qual é a nossa missão?


Clique aqui: Leia e refletia com a liturgia de hoje.

Reflexão

1 – Consciência da missão. Deveríamos aprofundar muito mais esta reflexão. Afinal, a felicidade de uma pessoa depende, necessariamente, da convicção de estar realizando aqui na terra o desejo de Deus. O que Deus quer de mim?

Muitas pessoas ainda não se colocaram esta reflexão. E a vida adquire um sentido bem mais profundo e nobre quando somos capazes de responder a esta indagação. No texto narrado hoje vemos um Jesus totalmente consciente da missão maravilhosa e grandiosa que recebeu do Pai.

Ainda que incompreendido pelas autoridades de seu tempo, ele foi em frente, sabedor dos benefícios que a missão recebida traria para toda a humanidade. Conosco não é diferente. Tanto mais formos conscientes da missão que recebemos de Deus, tanto mais a humanidade se beneficiará das nossas ações.

Jamais Deus nos daria uma missão que não fosse para o benefício de toda a humanidade. Convém lembrar: o centro da nossa missão de cristãos comprometidos com a transformação do mundo, é Jesus Cristo. Por Ele entregamo-nos, dando o melhor de nós mesmos.

2 – Incompreensão. Jesus foi incompreendido em sua missão. A insensibilidade e a resistência à luz maior não deixava que vissem Jesus numa dimensão de transcendência.

O grande critério para entender Jesus é o critério do amor. Justamente pelo fato de não se servirem deste critério, confundiam-No como um ser humano comum e, por isso, talvez, não conseguiam perceber interiormente o sentido último de Sua presença entre nós: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto.

Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo”. O grande mistério de Deus Pai acontece em seu Filho Jesus Cristo. Nem todas as pessoas são compreendidas em suas escolhas vocacionais, sobretudo as escolhas vocacionais que prioriza a doação da vida pelos menos favorecidos da sociedade.

Corre solta a ideia de que seremos felizes se tivermos muito dinheiro. Pobre vida! Pobre pessoa! Pobre opção! Certamente Deus não nos deu vocação para ganhar muito dinheiro. Aliás, decididamente, a felicidade não depende da quantia de numerários que dispomos. A vida seria uma banalidade se assim o fosse. Jamais acreditarei que a razão última da vida é ganhar dinheiro.

Ainda que o dinheiro justo, honesto e abençoado seja necessário para que possamos manter a vida com dignidade, não podemos e não devemos cair na falsa e inconsistente teologia da prosperidade. A vida eterna não é consequência desta teologia. A pobreza e a miséria no mundo atual não existem por falta de dinheiro, mas, por falta de solidariedade, por falta de amor. Enquanto não nos educarmos para ver o mundo e as pessoas numa dimensão de transcendência, continuaremos morrendo em nosso egoísmo, em nosso orgulho.

4 – O que motivou Jesus a fazer o que fez, foi a consciência da própria missão. É a consciência da missão que fez e faz com que muitas pessoas gastem a vida por nobres causas sociais, humanitárias, ecológicas, etc. Madre Tereza de Calcutá teve um encontro com um empresário famoso.

E, falando sobre sua opção de doar a vida pelos pobres, este lhe diz: “Madre Teresa, eu não me sujeitaria a fazer o que a senhora faz por dinheiro nenhum”. Ela simplesmente respondeu: “Nem eu”! Não podemos perder de vista o sentido maior de nossa existência.

E o sentido maior do nosso existir é, justamente, dar sentido àquilo que Deus dá sentido. Levaremos deste mundo somente o bem que tivermos feito. Nossa maior missão é fazer tão somente o bem. Fazendo o bem para as pessoas e fazendo o bem para a obra da criação, estaremos fazendo o bem para Deus. Isto nos trará santidade de vida.

Oração:

Senhor Jesus, Deus doador de todos os dons, doa-nos o dom de construirmos a felicidade sobre alicerces consistentes.

Ocupa, Jesus, o centro de nossas vidas e infunde em nós o Teu Santo Espírito, a fim de que possamos descobrir nossa missão essencial.

Faze-nos ver o mundo e as pessoas com olhar de transcendência. Concede-nos a graça de superar o puramente material, que tantas vezes nos escraviza em esquemas vazios de sentido. Dá-nos a graça de ver o mundo e as pessoas sob Teus critérios de amor. Abençoa nosso trabalho e todas as nossas ações, para que os bens materiais, necessários à vida digna, sejam fruto de uma vida honesta e transparente.

Ajuda-nos a sair de nós mesmos e a entender que o sentido maior de nossas vidas consiste em dar sentido à vida dos nossos semelhantes. Que tenhamos a graça de aprender Contigo a fazer tão somente o bem. Assim, faremos felizes as pessoas com as quais nos concedes viver diariamente. Amém.

Deus te abençoe e te proteja!Descobre qual é tua missão essencial. Isto te fará muito feliz.Faças tão somente o bem.

Fonte: Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco

Nenhum comentário: