terça-feira, 5 de abril de 2011

Refletindo sobre o Evangelho


Clique aqui e leia as leituras de hoje.

Reflexão:
1 – Lei humana que não contempla e não considera a dimensão transcendente em sua elaboração, certamente carecerá de brilho, de glória e de plenitude. Diz o Salmo 33,12: “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor”.

Nação que tem a Deus como seu Senhor, certamente produzirá leis que, efetiva e afetivamente liberta o ser humano de suas cadeias. Leis humanas impregnadas do imprimátur divino dignificam e elevam o ser humano porque são capazes de mostrar a face misericordiosa do Deus amor.

No Evangelho de hoje vemos os judeus insistindo em preservar leis sem vida. Para eles não importava se o paralítico já estava fragilizado há 38 anos. Esta lei não tinha em seu bojo a dimensão divina da solidariedade. Era uma lei estéril de sentimentos.

Importava que não se transgredisse a lei do sábado. A lei sem Deus, em geral, não resgata o ser humano em suas necessidades. Neste caso, Jesus se coloca como grande transgressor das leis que não favorecem o enobrecimento do ser humano. Ainda que a lei não permitisse realizar nada durante o sábado, Jesus é categórico: “Levanta-te, pega tua cama e anda”.

2 – Este homem que estava há 38 anos paralítico representa, de certa forma, toda a humanidade extremamente sequiosa por cura e libertação. E a cura e a libertação estavam diante dele: era Jesus, que com toda a sua pedagogia divina, compromete ser humano em sua opção radical: “Queres ficar curado?” Deus sempre contou e conta com a liberdade humana. Ele nos fez livres. E, sendo livres, Ele nos deixa a possibilidade de querê-Lo ou não.

E a humanidade inteira responde: não temos uma mão amiga que nos ajude a alcançar a graça, a alcançar a piscina da purificação: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada.

Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. Penso ser decisivo, neste momento, acreditar firmemente que a mão de Deus não nos abandona nunca. Ainda que andemos por caminhos tortuosos, fruto de nossas escolhas mal feitas, a mão de Deus nunca nos abandonará. E dependendo da nossa resposta, também iremos ouvir: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”.

O pecado, em sua natureza perversa, tem também o poder de debilitar o coração humano. A ação mais perversa do pecado é, certamente, paralisar nossos sentimentos nobres de justiça, perdão e solidariedade.

3 – A piscina do Evangelho de hoje corresponde a Pia Batismal, onde recebemos o banho da purificação. A água purificadora é a ação de Deus, que acontece por meio do Espírito Santo. A água santa do Batismo nos purifica de toda cadeia de pecado, tornando-nos mais justos e solidários.

O Espírito Santo nos liberta dos vínculos do pecado original. E Jesus, diante do ser humano fragilizado e incapaz de autossalvação, estende não só a mão, mas, estende os braços na cruz sagrada para que, pelo preço da entrega amorosa de si mesmo, pudéssemos desfrutar da salvação.

Oração.

Senhor Jesus, fonte propulsora de vida nova, ajuda-nos a superar a paralisia interior que não nos deixa agir em benefício dos mais necessitados. Faze-nos solidários com os fragilizados atuais de nossa sociedade. Educa-nos para a doação da vida arrancando de nossos corações toda insensibilidade.

Pega-nos com Tua mão poderosa e ajuda-nos a levantar das tantas enfermidades, provocadas pelos nossos muitos pecados conscientes ou inconscientes. Queremos ficar curados. Liberta-nos de tantos grilhões que nos mantém aprisionados a esquemas mentais ultrapassados.

Livra-nos da cama do comodismo e do descompromisso social. Ajuda-nos a recuperar a dignidade de filhos Teus, a alegria de viver, a paz e a serenidade interior. Derrama sobre nós a água da purificação.

Purifica-nos de toda hipocrisia que não nos deixa ser autênticos na luta pela defesa da vida. Que nossas leis, Jesus, sejam cada vez mais elaboradas com o imprimátur da Tua graça e do Teu jeito solidário e misericordioso de ser. Amém.


Deus te abençoe e estenda sua mão poderosa em teu favor. Agarre-a com todas as tuas forças.Com Ele farás muito bem aos tantos caídos pelos caminhos.

Fonte: Pe.Renato dos Santos

Nenhum comentário: