sexta-feira, 8 de abril de 2011

Refletir e orar!




Leia e reze com a liturgia de hoje. Clique aqui!










Reflexão: Evangelho
1 – Procurar a Jesus. Com qual motivação? Para que finalidade? Temos procurado a Jesus com sinceridade de coração e de mente? Nem toda procura por Jesus pode ter uma causa reta, justa e boa. O Evangelho de hoje é um exemplo típico disto.

Procuravam Jesus, sim, mas, para matá-Lo. Esta procura não era nem reta, nem justa e, muito menos, boa. Será, de verdade, que procuramos Jesus para mudar de vida, fazendo um profundo confronto entre o nosso modo de viver e o que Ele nos propõe?

Certamente, se assim fosse, seriamos muito mais éticos e, morais. Nossa conduta seria pautada por princípios que, efetivamente, nos transformaria. Infelizmente, nem sempre nossa busca por Jesus é pautada por um coração sincero. Somos ainda muito imaturos no ato de crer. Confundimos o crer com benefícios pessoais. Estamos sempre barganhando.

E, na barganha, a fraude geralmente predomina. E a fraude, ação feita com má fé, é quase sempre fruto do abuso de confiança. Ainda bem que Deus nos conhece em profundidade.

2 – Jesus nos passa uma grande lição de vida, que nos ajuda a viver melhor: Fugir do mal, fugir do perigo. Ele sabia muito bem que as autoridades queriam eliminá-Lo.

Não convém nunca enfrentar os malvados. O malvado é perverso e não tem escrúpulo. Ele está sempre pronto a executar ações cruéis. Desta forma, o melhor modo de nos livrarmos dos malvados, é fugir deles.

Jesus procurava não dar ocasião para que os malvados tivessem êxito. É exatamente isto que devemos também nós fazer: manter distância dos malvados e das maldades deles. Isso também acontece diante da realidade do pecado. A melhor maneira para vivermos na santidade, fruto da graça que santifica, é fugir das ocasiões que nos levam a cometer pecados. Para isso, necessitamos de um espírito muito decidido, audaz.

4 – No tempo de Jesus existia uma ideia comum de que a vinda do Messias aconteceria de forma totalmente misteriosa: Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é.

O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é”. Saber de onde Jesus veio era até fácil, afinal, geograficamente ele veio de Nazaré. Difícil era saber e assimilar a sua tarefa específica. E a missão de Jesus é dada diretamente pelo Pai.

Ao Pai, ninguém ainda tinha visto, a não ser o próprio Filho. O grande perigo que corremos, no âmbito da fé, é confundir Jesus, Filho de Deus, com um ser humano comum.

Não devemos esquecer que a Divindade assumiu a humanidade. Deus se fez pessoa. Deus se fez gente. E a missão nobre de Jesus, confiada diretamente pelo Pai, é conceder-nos o dom da salvação eterna. Jesus foi totalmente obediente.

Aceitou, por amor, o pedido de seu Pai: “Eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”. Só mesmo o amor pode explicar uma atitude tão nobre como esta de Jesus: deixar a Divindade para assumir a nossa condição humana. E ainda tem gente quem não consegue entender tamanho amor. Quanta pobreza de espiritualidade!

Oração. Senhor Jesus, Deus e homem verdadeiro que nos concede a salvação, salva-nos com Teu poder de amor. Doa-nos cada vez mais o dom sagrado do Espírito Santo para que possamos, através d’Ele, reconhecer-Te como O Messias enviado pelo Pai.

Que os dons da inteligência e da graça nos ajudem cada vez mais a estudar, entender e assimilar o mistério sagrado do Teu amor que salva. Ajuda-nos, Jesus, a procurar-Te com sinceridade de coração. Faze-nos ter maturidade de fé.

Que nossa Fe autêntica e perseverante nos faça amar-Te sobre todas as coisas. Nossa renovação espiritual e nossa mudança de vida sejam sinais criveis da tua sagrada presença em nossas vidas. Ensina-nos a fugir do mal e dos malvados.

Defende-nos, humildemente Te pedimos, da perversidade e crueldade dos malvados. A vivência na santidade, fruto da graça que regenera, nos permita viver sempre longe das ocasiões de pecado. Assim seremos dignos de merecer a salvação eterna. Amém.

Meu irmão! Minha irmã!Deus te abençoe largamente e te defenda das ações perversas dos malvados.

Não sejas malvado com ninguém. Pague o mal com o bem. Esta ação gera santidade.Tenhas um lindo e maravilhoso dia. Não esqueça: procure participar da Eucaristia ou o Culto Dominical.


Fonte:Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco

Nenhum comentário: