segunda-feira, 16 de maio de 2011

A BEATIFICAÇÃO DE IRMÃ DULCE: BEM-AVENTURADA DULCE DOS POBRES


No próximo domingo, dia 22, a cidade de Salvador vai viver um momento especial: a beatificação de Irmã Dulce. Nascida em 1914, pertencia à Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e morreu em 1992.

Dom Geraldo Majella, bispo emérito da Arquidiocese de São Salvador, será o representante de Bento XVI nas celebrações que acontecem no Parque de Exposições.

O prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, dom Angelo Amato concedeu entrevista à Rádio Vaticano. Sobre os motivos da beatificação, dom Amato disse que "Irmã Dulce é conhecida no Brasil pela imensurável caridade com os pobres e necessitados. É a Madre Teresa do Brasil. Consagrou-se ao Senhor e passou a se dedicar ao apostolado social nos bairros pobres de Salvador. Promoveu, a partir de 1935, várias inciativas para a formação dos pobres e pelo inserimento deles no mercado de trabalho.

Em 1939, por exemplo, inaugurou o colégio Santo Antonio para os filhos dos trabalhadores. Sem esquecer dos doentes, ela criou diversas organizações humanitárias, entre as quais um hospital para os mais pobres da cidade. Foi uma verdadeira mãe dos sofredores. Morreu em 13 de março de 1992 com ares de santidade. As suas virtudes foram declaradas heróicas através do decreto de 3 de abril de 2009.

Dom Amato destacou ainda o trabalho voltado às classes operárias realizado por Irmã Dulce desde muito cedo. "Veja que aos 22 anos a nova Beata fundou o primeiro movimento cristão operário de Salvador, a União Operária São Francisco e o Círculo Operário da Bahia, cuja finalidade era difundir as cooperativas, a promoção cultural e social dos operários e a defesa dos seus direitos.

Notável a fama de santa e benfeitora dos pobres, o Beato João Paulo II quis visitá-la por duas vezes. Quando da sua morte, o Cardeal da Bahia disse que 'com a morte de Irmã Dulce a cidade estava mais pobre e provava uma espécie de abandono, porque era a melhor, a mais santa e a mais representativa de todos nós".

Mais informações sobre a beatificação de Irmã Dulce podem ser encontradas no site da Arquidiocese de Salvador. (RB)

Nenhum comentário: