quarta-feira, 18 de maio de 2011
Crer em Jesus Cristo e crer em seu Pai.
Refletindo o Evangelho: Evangelho: Jo 12,44-50
Clique aqui e leia a liturgia de hoje
1 – Crer em alguém ou, em algo, é o mesmo que dizer que temos esta realidade ou este alguém como real, certo, como verdadeiro. Acreditar é não ter dúvida sobre tal realidade. O Evangelho de hoje nos pede um grande ato de fé: Crer em Jesus Cristo e crer em seu Pai. É incrível perceber como Jesus insistia sobre esta realidade indivisível: Ele e o Pai.
Ele e o Pai formavam uma única realidade. Todo o Evangelho de São João converge para esta realidade macro: A união entre o Pai e o Filho. Porém, para nós, simples mortais, não são realidades ou categorias fáceis de assimilação e de entendimento. Será somente na fé que daremos total credulidade a estas afirmações de Jesus.
Sem o dado da fé na força da Palavra de Jesus, ficaria meio complicado entender, com a inteligência humana, esta realidade única, formada pelo Pai e pelo Filho. Convém que não esqueçamos que Jesus é o único revelador do Pai.
Conhecê-Lo e amá-Lo é o mesmo que conhecer e amar o próprio Pai. Portanto, aceitar a sua Palavra é a condição que nos resta para vivermos na luz. A comunhão/amor será sempre a força de atração, a energia vital, que os manterá totalmente unidos.
2 – Jesus nos pede posicionamento claro. Ou cremos ou não cremos. Ficar sobre o muro da dúvida ou da indiferença não nos convém.
Pela fé seremos iluminados. Pela luz e, na luz, Jesus nos conduzirá pelos caminhos da vida, até a salvação eterna. Crer, portanto, é o mesmo que viver debaixo da grande luz, que é o próprio Jesus: “Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”. De nossa parte, será sempre honroso testemunhar publicamente a nossa fé neste Deus maravilhoso, que é Luz em nossas vidas.
3 – A força da Palavra de Deus se constitui, por si só, na mais grande luz que ilumina o mundo, que ilumina a nossa vida: “Tua Palavra é lâmpada para meus pés e, luz para o meu caminho”. (Salmo 119) A Palavra de Jesus é a Palavra de Deus. Jesus é a Palavra. Portanto, não podemos ficar indiferentes diante d’Ela.
Esta Palavra Santa tem o poder e a força para arrancar de nossos corações toda maldade e todo desejo de caminhar nas trevas do erro. É de nossa inteira responsabilidade deixar que esta grande luz, que é Jesus, nos ilumine.
Infelizmente, “a luz brilha nas trevas, mas as trevas não a receberam”. (Jo 1,5) Contudo, quem crê nesta luz, não permanece nas trevas. A força da Palavra de Deus tem o poder de nos resgatar das trevas. De nossa parte, penso que cabe a atitude interior da docilidade, que é deixarmo-nos conduzir pelo poder da Palavra de Deus que a tudo ilumina e transforma.
Oração:
Senhor Jesus, luz divina na vida de cada ser humano, ilumina-nos com Tua luz inextinguível. Não nos deixes por cegueira ou, irresponsabilidade de nossa parte, caminhar nas trevas do erro.
Afugenta de nossos corações toda escuridão, toda treva, toda resistência que não nos deixa viver amparados por Tua luz, que nos conduzirá à Salvação eterna, onde teremos a graça de ver-Te face a face. Brilha, Jesus, sobre nós, com tua luz poderosa.
Que Tua luz nos ajude a trilhar os caminhos da verdade, da justiça e da honestidade. Faze-nos cada vez mais crer em Ti e na Tua santa Palavra. Ajuda-nos, também, a vivermos unidos na família, no trabalho e com todas as pessoas que colocas em nosso caminho. Que a luz do Espírito Santo nos ajude a crer e a testemunhar publicamente nossa fé no Teu amor indivisível. Nada nos separe do Teu amor e da Tua luz. Amém.
Fonte: Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário