segunda-feira, 9 de maio de 2011

Refletindo o Evangelho de Hoje


Evangelho: Jo 6,22-29

Reflexão
1 - Durante toda essa semana vamos receber um conteúdo maravilhoso sobre a Sagrada Eucaristia. Será o discurso de Jesus sobre seu Corpo e Sangue. Como naquele tempo, hoje ainda há pessoas que continuam não acreditando. O que podemos fazer? Não podemos forçar a nada. Nem Jesus forçou a crerem no que Ele dizia. Crer é um ato essencialmente pessoal. A atitude interna mais importante é crescer na busca da verdade sobre Deus. A verdade liberta. Todavia, para quem teve uma doutrina fraca e não se empenha em conhecer a Deus pela razão humana, fica meio complicado crescer no entendimento de das coisas sagradas.

2 - A multidão corre para procurar Jesus. Porém, não têm consciência desta busca. Vão por interesses estritamente pessoais. Talvez quisessem tirar vantagens. Queriam encher a barriga... Ficaram tão impressionados com a multiplicação dos pães que pensaram que não precisariam trabalhar mais. Bastava andar atrás de Jesus e ele daria comida quando tivessem fome. Não era assim... Enfim, o que faltava neles era a consciência do seguimento. Quanto a nós, se O queremos seguir de verdade, temos que alimentar uma profunda convicção do que significa, efetivamente, buscá-lo. Jesus, de certa forma, dá um puchaozinho de orelha neles: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”.

3 - Será que nós também não andamos buscando uma “religião” que atenda a nossos interesses pessoais? Será que temos convicção de fé verdadeiramente eficiente e eficaz em nossa vida? Será mesmo que temos reta intenção em buscar a Deus? Tenho encontrado pessoas que querem que Deus faça o que eles querem. Se não for assim e, se não me atender neste ou naquele pedido, esse Deus não presta. Alguns até dão as costas para Deus... Não seria mais prudente refletir sobre o que Deus espera de nós? Espero que não seja o teu caso. E Jesus nos diz que devemos fazer as obras de Deus... Você sabe quais são essas obras de Deus para poder fazê-las? Em primeiríssimo lugar, acreditar n’Ele. As obras de Deus são todas aquelas atitudes diárias que defende e promove a vida dos semelhantes. Tudo aquilo que você fizer à defesa da vida, são obras de Deus. E Ele vai ficar muito contente contigo. Podes ter certeza!

Oração
Fecha teus olhos por 1 minuto e faça no teu coração uma oração bem simples, dizendo a Deus o quanto tu queres segui-Lo e servi-lo, com total consciência. Diga para Ele o quanto és agradecido pela Eucaristia: Pão que dura para a vida eterna... Diga pra Ele que vais lutar hoje, pela defesa da vida das pessoas que Ele colocar em teu caminho... Diga para Deus que tu O queres não para tirar vantagens pessoais, mas porque Tê-lo, já é o tudo na tua vida. Deixa que Ele faça em ti o que Ele entender ser o melhor.

Fonte: Pe. Renato dos Santos

Leia mais:
Segunda Semana da Campanha das Talhas de Caná

Voce já sabe onde vai se hospedar no encontro "Por suas Chagas"? Confira aqui!

Nenhum comentário: