quinta-feira, 30 de junho de 2011

Colaboradores humildes, inteligentes e responsáveis


Há dois anos a Arquidiocese de Florianópolis vem se empenhando num processo de planejamento da sua ação pastoral e evangelizadora. Uma tarefa árdua; mais ainda para qualquer pessoa ou grupo que tenha o hábito de improvisar, ou para quem sente rejeição a planejamento e organização. Neste caso as razões para justificativas normalmente são diversas e variadas: vão desde o não saber como fazer até a falta de vontade para agir; e desde a falta de perceber seu valor até a pouca sabedoria em aproveitar a prática de planejar como oportunidade em vista de objetivos.

Há também o perigo de se cair em extremos: pôr no planejamento todas as esperanças, como se isso bastasse, a ponto de subestimar a necessidade e a primazia da Graça; ou simplesmente atribuir tudo à Providência Divina, numa atitude passiva e cômoda, ficando de braços cruzados, sem assumir-se como colaborador de Deus.

O Evangelho lembra que Jesus, referindo-se às iniciativas daquele administrador astuto, elogiou sua habilidade e advertiu: “Os filhos das trevas são mais espertos do que os filhos da luz” (Lc 16,8). Deus nos dotou de inteligência, liberdade e vontade para que, capazes de planejar e organizar, criemos condições que abram espaço à ação divina. Sejamos evangelicamente astutos!

Assim, para correspondermos com a ajuda que Deus nos concede, é necessário que preparemos bem qualquer uma de nossas atividades: uma reunião, mesmo que corriqueira, uma celebração, uma palestra, uma festa, etc. Como, por exemplo, é diferente uma Eucaristia bem preparada!

A Sagrada Escritura sugere, a cada passo, que o plano de Deus de nos libertar e salvar, e de implantar o seu Reino, requer nossa participação humilde, inteligente e responsável. Se de um lado Jesus afirmou que sem Ele nada podemos, de outro quis nossa participação na realização dos seus planos.

Em Provérbios se lê: “Que teus olhos olhem sempre em frente e teu olhar siga reto para diante. Traça um trilho para os teus pés e sejam seguros os teus caminhos. Não te desvies nem à esquerda, nem à direita. Afasta teus pés do mal” (Pr 4,25-27). Também poderíamos dizer assim: Olha longe, elabora teus objetivos, define o que desejas; empenha-te inteiro, de mente, de coração e com todas as forças na realização do teu ideal; conscientiza-te de tua situação, vê onde andas, conhece tua realidade, pondera tuas condições; decide-te pelos melhores caminhos e escolhe os meios ou estratégias mais adequadas; não deixes que motivações secundárias ou enganosas te desviem; persevera na trilha da Vontade de Deus e sê fiel.

Que nosso planejamento tenha as marcas de quem sabe que depende de Deus; de quem precisa dEle e sabe que pode contar com sua participação atuante. Que nosso planejamento seja a expressão de quem sabe que é chamado a participar como colaborador de Deus na execução do Seu Plano de Salvação do mundo.

Pe. João Francisco Salm
Administrador Arquidiocesano

Nenhum comentário: