quinta-feira, 2 de junho de 2011

“Enchei as talhas...” diz o Senhor


PAX!

O mês de maio foi especialmente dedicado à figura da Virgem Maria, contemplando o seu Filho no episódio das Bodas de Caná, especialmente narrado por João (cf. Jo 2, 1-11).

A passagem evangélica (Jo 2, 1-11) nos relata a presença de dois convidados muito especiais em uma festa de Bodas em Caná da Galiléia: Jesus e Maria.

Na época de Jesus, o casamento era celebrado durante alguns dias e era um evento que chamava à atenção de toda a cidade. Não apenas os recém-casados e os convidados, mas toda a cidade estava em festa. Porém, em dado momento da festa, o vinho veio a faltar. As festas no tempo de Jesus sempre foram “regadas” a muito vinho.

A abundância de vinho na Sagrada Escritura representa a alegria que nunca acaba. Sensível a esta necessidade, a Virgem Maria, de maneira discreta, pede à intervenção a Quem naquele momento seria o único capaz de realizar o milagre: “Eles não tem mais vinho” (Jo 2, 3).

Jesus realiza o milagre e revela que o seu poder consiste em sempre dar mais do que pedimos. Transforma 600 litros de água em 600 litros de vinho, mas não de qualquer vinho, e sim, do melhor vinho.

Tal abundância de vinho revela o desejo de Jesus: que a alegria da festa se estenda por toda vida.

A figura discreta de Maria serve para ressaltar o poder de Jesus, pois ela não realiza o milagre, porém, sabe quem opera e, por sua proximidade com Jesus, roga-lhe para que não falte nada à seus filhos. A intercessão de Maria é clara no Evangelho, e por essa razão, a Igreja a proclama intercessora e modelo de fé. Ela é a primeira a crer nos sinais de Jesus, antes mesmo que eles se realizem.

No mês de maio, mês de Maria, vivemos uma experiência de oração incrível. A Campanha de Oração “As Talhas de Caná”. Este mover de oração inicia na Igreja com a Missa e continua nas casas através dos grupos de discipulados que estão se reunindo uma vez por semana para refletir e orar a Palavra de Deus. Além da celebração na Igreja, do encontro semanal nas casas, após cada encontro, os participantes recebem um roteiro para a reflexão e oração diária da Palavra para partilhar no encontro da semana seguinte.

Maria tem nos apontado qual o caminho a seguir na nossa vida espiritual e evangelizadora: é preciso ser discípulo de Jesus, assim como ela foi. Antes de qualquer outro discípulo, Maria foi chamada a ser discípula no momento em que foi proclamada pela boca do anjo a sua maternidade divina. Maria revela a característica do verdadeiro discípulo: “Faça-se em mim segundo a vossa Palavra” (Lc 1, 37). Maria nos encoraja a ser discípulos de Jesus: “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2, 5).


Querido(a) arauto(a), agradeço por sua dedicação e por todo “vinho” que você tem oferecido nas “talhas” do Projeto de Evangelização Mais Feliz com Jesus. Obrigado por nunca deixar faltar “vinho” a nossas “talhas”. Temos seis “talhas”: Rádio Cultura, Casa de Retiros Virgem da Anunciação, Casas de Missão da Comunidade Divino Oleiro, Centro de Evangelização Angelino Rosa, Programas de TV e Comunidade Divino Oleiro.

O Senhor, generoso e benfeitor, não lhe deixe faltar o “vinho” melhor da bênção, da saúde, da prosperidade e da unção!

Lembramos que a Campanha terá seu encerramento neste mês do Sagrado Coração de Jesus, na Vigília de Pentecostes, no CEAR, dia 11 às 20h

Deus lhe abençoe,

Pe. Marcio Alexandre Vignoli

Fonte: Texto adaptado da Revista Divino Oleiro - Maio 2011

Nenhum comentário: