quinta-feira, 9 de junho de 2011
“Enchei as talhas...” diz o Senhor
Participe no dia 11 (Sábado) da Noite de Pentecostes, no CEAR, onde acontece o encerramento da Campanha das talhas.
Leia abaixo uma reflexão adaptada do Pe. Márcio Vignoli, publicada na Revista Divino Oleiro, sobre esta passagem Bíblica e sobre o Projeto Mais Feliz com Jesus
O mês de maio na Igreja é popularmente conhecido como o mês de Maria e, no segundo domingo de maio, comemoramos o Dia das Mães. Neste mês de maio – mês de Maria... mês das Mães – o “Perseverando na Comunhão” é especialmente dedicado à figura da Virgem Maria, contemplando o seu Filho no episódio das Bodas de Caná, especialmente narrado por João (cf. Jo 2, 1-11).
A passagem evangélica (Jo 2, 1-11) nos relata a presença de dois convidados muito especiais em uma festa de Bodas em Caná da Galiléia: Jesus e Maria. Na época de Jesus, o casamento era celebrado durante alguns dias e era um evento que chamava à atenção de toda a cidade.
Não apenas os recém-casados e os convidados, mas toda a cidade estava em festa. Porém, em dado momento da festa, o vinho veio a faltar. As festas no tempo de Jesus sempre foram “regadas” a muito vinho. A abundância de vinho na Sagrada Escritura representa a alegria que nunca acaba. Sensível a esta necessidade, a Virgem Maria, de maneira discreta, pede à intervenção a quem naquele momento seria o único capaz de realizar o milagre: “Eles não tem mais vinho” (Jo 2, 3).
Jesus realiza o milagre e revela que o seu poder consiste em sempre dar mais do que pedimos. Transforma 600 litros de água em 600 litros de vinho, mas não de qualquer vinho, e sim, do melhor vinho. Tal abundância de vinho revela o desejo de Jesus: que a alegria da festa se estenda por toda vida.
A figura discreta de Maria serve para ressaltar o poder de Jesus, pois ela não realiza o milagre, porém, sabe quem opera e, por sua proximidade com Jesus, roga-lhe para que não falte nada à seus filhos. A intercessão de Maria é clara no Evangelho, e por essa razão, a Igreja a proclama intercessora e modelo de fé. Ela é a primeira a crer nos sinais de Jesus, antes mesmo que eles se realizem.
No mês de maio, mês de Maria, vivemos uma experiência de oração incrível. A Campanha de Oração “As Talhas de Caná”. Este mover de oração inicia na Igreja com a Missa e continuou nas casas através dos grupos de discipulados que estão se reunindo uma vez por semana para refletir e orar a Palavra de Deus.
Além da celebração na Igreja, do encontro semanal nas casas, após cada encontro, os participantes recebem um roteiro para a reflexão e oração diária da Palavra, que partilharão no encontro da semana seguinte.
Maria tem nos apontado qual o caminho a seguir na nossa vida espiritual e evangelizadora: é preciso ser discípulo de Jesus, assim como ela foi. Antes de qualquer outro discípulo, Maria foi chamada a ser discípula no momento em que foi proclamada pela boca do anjo a sua maternidade divina. Maria revela a característica do verdadeiro discípulo: “Faça-se em mim segundo a vossa Palavra” (Lc 1, 37).
Maria nos encoraja a ser discípulos de Jesus: “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2, 5).
Querido(a) arauto(a), querido ouvinte da Rádio Cultura, agradeço por sua dedicação e por todo “vinho” que você tem oferecido nas “talhas” do Projeto de Evangelização Mais Feliz com Jesus. Obrigado por nunca deixar faltar “vinho” a nossas “talhas”. Temos seis “talhas”: Rádio Cultura, Casa de Retiros Virgem da Anunciação, Casas de Missão da Comunidade Divino Oleiro, Centro de Evangelização Angelino Rosa, Programas de TV e Comunidade Divino Oleiro.
O Senhor, generoso e benfeitor, não lhe deixe faltar o “vinho” melhor da bênção, da saúde, da prosperidade e da unção!
Deus lhe abençoe,
Pe. Marcio Alexandre Vignoli
Fonte: Assessoria de Imprensa Projeto Mais Feliz com Jesus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário