quarta-feira, 20 de julho de 2011

Muticom reúne comunicadores de todo o Brasil. Arquidiocese está representada no evento



Arquidiocese está representada no evento por sete comunicadores

A Arquidiocese de Florianópolis é uma das muitas dioceses do Brasil que entre os dias 17 a 22 de julho estará representada no 7º Muticom - Mutirão Brasileiro de Comunicação, realizado do Rio de Janeiro. Sete comunicadores participam do evento que tem como tema “Comunicação e Vida: diversidade e mobilidades”.

Durante os sete dias, através de painéis, palestras, oficinas e grupos de trabalho o Muticom busca motivar os comunicadores cristãos a refletirem sobre a comunicação relacionada com a vida cotidiana e suas expressões que acolhem a diversidade que somos e as mobilidades que experimentamos na cultura contemporânea.

Pe. Domingos Nandi participa pela quarta vez do Mutirão. Segundo ele, o evento é importante para que não nos sintamos sozinhos nesse apostolado da comunicação. “Nele, agregamos novos conhecimentos, atualizamos conteúdos e trocamos experiências”, disse.

Mas ele aponta um limite de: “A Igreja continua insistindo no conceito instrumentalistas de comunicação e ela, a comunicação, é muito mais do que os instrumentos, a comunicação é processo”, disse Pe. Nandi. Para ele, no anúncio da Palavra, além dos instrumentos temos a catequese, a liturgia, a oratória e outros processos comunicacionais que não são contemplados de forma direta.

O leigo consagrado Erichson Stueber participar pela primeira vez do Muticom. Ele avaliou como bastante positivo o evento. “Os temas são bastante pertinentes a realidade que vivemos. Também a presença de pessoas de todos os cantos do Brasil possibilita que troquemos experiências e informações”, disse Erichson.

O jornalista da Arquidiocese Zulmar Faustino participa do Muticom pela quarta vez. Para ele, o evento mostra o quanto a Igreja tem evoluído no discurso e no uso dos meios de comunicação. “Antes se tentava conscientizar sobre a importância; hoje a discussão já é bem outra. Hoje isso já está totalmente superado e parte-se mais para questões práticas, de como melhor utilizar esses meios”, informou.

Os painéis, palestras e apresentações culturais do Muticom estão sendo transmitidos via internet. Acesse o site www.muticom.com e acompanhe o Muticom.

Nenhum comentário: