terça-feira, 19 de julho de 2011


Os participantes do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) puderam na tarde do segundo dia do encontro partilhar e aprofundar um pouco mais o conhecimento sobre as instituições de comunicação católicas.

Representantes de diversos veículos apresentaram seu modo de trabalho e conquistas no Seminário das Organizações e Instituições Católicas de Comunicação do Brasil, que abriu a programação da tarde do dia 18 de julho.

Participaram da mesa: Gustavo Andújar, vice-presidentes da Signis Mundial, Irmã Helena Corazza, presidente da Associação Católica de Comunicação (Signis/Brasil); Nelson Ribeiro, da Rádio Renascença de Lisboa; Frei Carlos Romanini, presidente da Rede Católica de Rádio (RCR); padre César Moreira, diretor geral da TV Aparecida e vice-presidente da Associação Católica de Comunicação; Frei Rinaldo Scatela, da Associação do Senhor Jesus ASJ/TV Século 21 (que representou o presidente, padre Eduardo Dougherty); Ronaldo Silva, jornalista e representante do Sistema Canção Nova de Comunicação; Monteiro Neto, diretor da Rede Vida de Televisão; Marcos Valério, coordenador da TV Nazaré; e Silvonei José, da Rádio Vaticana.

Gustavo Andújar começou o seminário explicando o que é a Signis: uma associação católica mundial para comunicação, que envolve todos os segmentos incluindo também música e teatro. Ele explicou que se trata de uma associação de fiéis, uma grande rede mundial de profissionais católicos para a comunicação, que procura estabelecer pontes para que a presença da Igreja e seu anúncio sejam eficazes.

Pela Signis/Brasil, Irmã Helena destacou a proposta da instituição de promover uma cultura de paz presente em mais de 130 países. No Brasil ela foi criada em dezembro do ano passado e ainda está em fase inicial de trabalho. Ela lançou no encontro o portal: www.signisbrasil.org.br .

O exemplo português veio através de Nelson Ribeiro, da Rádio Renascença, do Grupo r/com. Ele contou que a Igreja foi pioneira nessa área em Portugal, nos anos 30. Cerca de 80% dos portugueses são ouvintes de rádio e 60% deles ouvem o grupo, que atualmente trabalha com os públicos-alvo diferentes. Ainda hoje a RFM se mantém como a rádio mais ouvida de Portugal.

O grupo tem como missão: uma proposta de fé, apresentada na vida cotidiana, aos vários públicos. “Na normalidade da vida procuramos o Evangelho a acontecer”, diz o lema do Presidente do Conselho de Gerência do grupo r/com, Cônego João Aguiar.

Contribuir para a comunhão entre as emissoras partilhando e colocando a informação em comum, além de contribuir para a educação, cultura e cidadania, são algumas das diretrizes da RCR apontadas por Frei Carlos, que também inaugurou oficialmente hoje o portal: www.rcr.org.br .

Padre César Moreira lembrou a chegada dos redentoristas em 1894 e mostrou exemplos da programação da TV Aparecida, que está a seis anos no ar.

- O centro da nossa mensagem é Jesus – Nossa Senhora nos leva à pessoa de Jesus. Não fazemos uma televisão confessional, mas queremos cativar pelo lado humano. Também não fazemos simplesmente coisas humanas, fazemos depois a passagem do humano para o divino, isso se dá na comunidade Igreja e nas comunidades que freqüentamos, disse ele.

Frei Rinaldo mostrou um vídeo institucional sobre a criação da TV Século 21. Ele apresentou também um aplicativo desenvolvido pela emissora para a oração interativa do Rosário através do celular.

Ronaldo Silva, pela Canção Nova, apresentou o institucional dos 30 anos da comunidade e mostrou alguns dados do sistema de comunicação como a atuação em cinco outros países e os mais de oito milhões de acessos mensais ao Portal. Entre as novidades apresentadas estão o Iptv, que permite que a pessoa monte a sua própria programação em HD e o Mapa Católico, onde se pode localizar paróquias e saber todos os detalhes daquela igreja.

Pela RedeVida de Televisão, Monteiro Neto falou de algumas questões que necessitam uma atenção maior na legislação envolvendo as telecomunicações e radiodifusão. O Ibrac (Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã) é a entidade responsável pela RedeVida de Televisão. A emissora atinge 55 milhões de brasileiros através da TV digital, e até outubro serão mais 18 milhões. Na rede aberta ela atinge 120 milhões de pessoas.

A Fundação Nazaré de Comunicação surgiu em 1996, com a Rádio Nazaré FM e segundo Marcos Valério espelha o mosaico brasileiro da região da amazônica.

Por último Silvonei apresentou a Rádio Vaticana, que está comemorando 80 anos, sendo 53 deles com programação específica para o Brasil.

Fonte: Muticom

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