segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Faleceu o Pe. Wendelino Waterkemper: Um valoroso animador vocacional


Com 57 anos de vida presbiteral, auxiliava na paróquia Santo Antônio de Itapema

Comunicamos, com pesar, o falecimento do Pe. Wendelino Waterkemper, 82 anos, ocorrido às 6h de hoje(8). O corpo está sendo velado no Santuário de Azambuja, em Brusque. O enterro será realizado após a missa de corpo presente que será realizada às 16h em Azambuja.

Nascido em São Ludgero, no dia 11 de março de 1929, Pe. Wendelino teve sua vocação para a vida religiosa despertada aos 11 anos, quando entrou para o Seminário Menor de Azambuja. Depois foi encaminhado para o Seminário de São Leopoldo, RS, onde fez os estudos de Filosofia e Teologia.

Em 28 de dezembro de 1954, Pe. Wendelino, juntamente com seus colegas de seminário e de cidade, Dom Vito Schlickmann e Pe. Bertolino Schlickmann (falecido), foi ordenado presbítero na Igreja Matriz de São Ludgero, então pertencente à Arquidiocese.

Em sua vida pastoral, Pe. Wendelino teve destaque especial para a preparação das novas vocações. Logo após a ordenação, assumiu como professor no Seminário de Azambuja. Em entrevista ao Jornal da Arquidiocese, concedida na edição de dezembro de 2004, por ocasião do seu jubileu presbiteral, ele lembrava que passaram pelos seus cuidados exatos 1.111 jovens no seminário. “Desses 66 foram ordenados presbíteros e dois bispos: Dom Manoel João Francisco, bispo de Chapecó, e Dom Augustinho Petry, bispo de Rio do Sul”, lembrou.

Apesar dos compromissos no Seminário, conseguia dividir suas funções com o atendimento às comunidades próximas. Uma delas foi a comunidade de Dom Joaquim, então pertencente à paróquia São Luiz Gonzaga, que foi elevada a paróquia em 16 de novembro de 1969. Atualmente, Pe. Wendelino atuava como vigário paroquial de Santo Antônio, em Itapema, no limite das suas forças.

Fonte: Arquidiocese de Florianópolis

Nenhum comentário: