segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Jornada reúne jovens de toda a Arquidiocese


Mais de mil jovens de doze segmentos da juventude participaram do encontro

Inspirados pelo tema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Cl 2,7), mais de mil jovens de todos os cantos da Arquidiocese estiveram reunidos no dia 28 de agosto. Eles participaram da primeira Jornada Arquidiocesana da Juventude - JAJ. Promovido pelo Setor Juventude da Arquidiocese, o evento foi realizado no CEAR (Centro de Evangelização Angelino Rosa), em Governador Celso Ramos. Estiveram reunidos 12 segmentos que trabalham com a juventude na Arquidiocese.

O grande encontro iniciou às 8h30, com a acolhida. Em seguida, começou um show de evangelização animado pelo Ministério de Música da Comunidade Shalom. Às 9h, teve início a Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Pedro Paulo Alexandre, de 25 anos, e ordenado presbítero há quatro meses. A celebração contou ainda com a presença do Pe. Vânio da Silva, Pe. Vitor Feller, Pe. Lúcio Espíndola e Pe. Marcioni Scheffer, capelão da Marinha.

A homilia foi conduzida de forma diferente. Em vez de fazer uma reflexão do Evangelho do Dia, Pe. Pedro Paulo respondeu a perguntas formuladas pelos jovens por meio do Twitter, Facebook e Orkut. Delas, foram selecionadas três, que foram lidas por jovens de diferentes espiritualidades. As perguntas versavam sobre vocação, desafios da juventude e sobre os planos de Deus para os jovens.
(Na foto: Pe.Lúcio - Missionário da arquidiocese na Africa).



Ainda durante a celebração, Pe. Pedro Paulo lembrou que a JAJ é um evento histórico que ficará marcado na Arquidiocese, já que é a primeira vez que tantos e diferentes segmentos da juventude se reúnem. “A unidade é o sonho de Jesus. Mas unidade não é uniformidade. Cada um com o seu jeito de evangelizar enriquece a Igreja”, disse.

A Cruz da Jornada

Após a celebração, houve alguns momentos de show musical, seguido de uma pausa para o almoço. À tarde, a partir das 13h30min, tiveram início as outras atividades. Os jovens da Arquidiocese que participaram da Jornada Mundial da Juventude, realizada nos dias 16 a 21 de agosto, em Madri, Espanha, conduziram até o altar a Cruz e o ícone de Maria.

Tendo esses símbolos como referência, Pe. Vitor Feller fez a reflexão bíblica sobre o tema da Jornada Arquidiocesana da Juventude. Segundo ele, não existe felicidade sem fidelidade. Também não existe ressurreição sem cruz. “É na cruz de Cristo que devemos enraizar-nos para viver a vida plena”, disse.

Pe. João Francisco Salm, Administrador Diocesano da Arquidiocese, também se fez presente. Ele disse que a cruz não é sinal de sofrimento, mas de alguém que se deixou seduzir. Lembrou que Jesus foi um jovem que se deixou seduzir pelo amor do Pai. “Somos seguidores de Jesus, que provou o seu amor doando-se por nós na cruz”, disse.


Em seguida, representantes de cada segmento da juventude da Arquidiocese que participou da Jornada em Madri deram o seu testemunho. Eles falaram das experiências vividas, das trocas com outras culturas e dos momentos com o Papa. “Poder participar da Jornada Mundial da Juventude e auxiliar a CNBB através da delegação oficial foi uma experiência inesquecível. Estar em todos os eventos e os avaliando para a próxima jornada, que será no Rio de Janeiro, ficou marcado para cada um de nós”, disse Guilherme Pontes, seminarista de Filosofia e delegado arquidiocesano da JMJ.

Os segmentos da Juventude
Cada um dos segmentos de jovens representados no evento teve a oportunidade de realizar uma atividade cultural. Os jovens da Capela da Marinha realizaram uma animada apresentação musical. Em seguida, dois jovens da Comunidade Shalom fizeram uma apresentação teatral, mostrando que Deus é a felicidade.

O Movimento dos Focolares falou do seu carisma e mostrou um vídeo da cerimônia de beatificação da jovem Chiara Luce Badano, realizada em 2010. Pe. Lúcio Espíndola, missionário da Arquidiocese na Guiné-Bissau, África, falou do trabalho realizado lá. Jovens da Comunidade Divino Oleiro também deram um testemunho de sua presença missionária, tanto na África, quanto na Bahia. O jovem Mário dos Santos, seminarista de Teologia da Guiné-Bissau, falou das dificuldades do seu país e da importância dos missionários.

O Movimento Emaús fez um momento de oração e depois, acompanhados da sua banda, fizeram um show musical, com uma composição própria. Em seguida, o Movimento Reparação, do Colégio Elisa Andreoli, apresentou uma peça que mostra as tentações do mundo moderno de afastar os jovens de Jesus. A Renovação Carismática Católica encerrou as apresentações com uma bela, bem coreografada e empolgante apresentação de dança, com cinco mulheres e três homens.

Bênção e avaliação
Ao final do encontro, Pe. Josemar Silva, referencial do Setor Juventude na Arquidiocese e um dos promotores do evento, chamou até o palco um representante de cada segmento da juventude. Eles se mantiveram de mãos dadas, mostrando a sua união. Pe. Josemar agradeceu a todos que tornaram o evento possível.

Pe. Pedro Paulo Alexandre, utilizando um smartphone, fez a leitura de um texto bíblico. Todos os representantes dos segmentos da juventude, com a imposição de mãos sobre os participantes, deram a bênção de encerramento.

Para o Pe. Josemar, os objetivos do encontro foram alcançados, tanto pelo expressivo número de participantes quanto pelos segmentos representados. “Foi um momento importante de comunhão, partilha, integração e troca de experiências, que certamente vai fortalecer o setor juventude na Arquidiocese”, disse.

Ele destacou três momentos como os mais representativos do encontro: a Celebração Eucarística; a entrada dos símbolos da Jornada (a Cruz e o ícone de N.Sra.); e a partilha dos jovens que participaram da JMJ, em Madri, Espanha. Ele disse ainda que essa primeira experiência motiva a equipe a já pensar o próximo evento para o ano que vem.

Clique aqui e veja as fotos.

Fonte: Zulmar Faustino - Jornalista da Arquidiocese.

Um comentário:

Abra - te a Restauração disse...

É MUITO LINDO E DEUS ESTÁ MUITO FELIZ , COM TANTO JOVENS LOUVANDO A DEUS...PARABÉNS

www.abratearestauracao.blogspot.com