terça-feira, 16 de agosto de 2011

YOUCAT, Catecismo para a juventude

Nestes dias, esta acontecendo a Jornada Mundial da Juventude, e cada jovem que participar da Jornada, vai receber um YOUCAT. O Programa TARDE JOVEM saiu na frente e todas as quartas-feiras tem uma conversa alegre e descontraída sobre os pontos deste Catecismo Jovem - YOUCAT.

Sempre com a juventude na mente e inteiramente ciente de que são o futuro da Igreja e da sociedade, o papa Bento XVI dará um presente especial aos peregrinos das JMJ - um livro chamado YOUCAT (Catecismo da juventude).

Todos os peregrinos encontrarão nas suas mochilas este instrumento útil para os ajudar a viver plenamente o lema das jornadas mundiais da juventude deste ano: “enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé.”

Este compêndio da fé com 280 páginas responde de uma maneira simples às questões básicas da fé católica. Resolve as principais dúvidas e preocupações que afligem a juventude de hoje: “A juventude de hoje não é tão superficial como alguns pensam. Eles querem saber o que a vida significa realmente,” afirma o Santo Padre no prólogo do YOUCAT.

Este extraordinário livrinho é um jogo de perguntas e respostas escritas num estilo dinâmico e claro, permitindo que os jovens encontrem respostas às suas perguntas de uma maneira divertida e interessante. “Este livro é emocionante porque fala do nosso próprio destino,” escreve o Santo Padre. “Ele coloca diante de vós a mensagem do Evangelho como ´a pérola de grande valor` (Mt, 13:46), pela qual deveis entregar tudo.”

Com design simples, fotografias combinadas com ilustrações descritivas, torna-se visualmente mais atractivo e interessante de ler. Fácil de usar, está dividido em quatro partes: a primeira parte, intitulada “O que nós acreditamos” fala sobre Deus e as escrituras; a segunda dos sacramentos; a terceira sobre viver a vida em Cristo, os 10 mandamentos e a vocação; a quarta sobre como rezar.

De Madre Teresa a Dostoievski

Uma das características mais interessantes e mais originais deste pequeno e formidável livro são as citações que aparecem nas margens provenientes não só de santos e doutores da Igreja mas igualmente de figuras literárias e grandes pensadores de todo o mundo tais como a Madre Teresa de Calcutá, Gandhi, assim como os patronos das JMJ como o Papa João Paulo II, Santa Teresa de Ávila, S. João da Cruz, Santo Inácio de Loyola, Aristóteles, Dostoievski, CS Lewis, Cervantes e Lopes da Vega. “Não tenhais medo que um dia a vida acabe. Tende mais receio de perder a oportunidade de começá-la correctamente,” é uma das citações de S. Henry Newman.

Fonte: Reboque da edição dos E.U. de YOUCAT

Nenhum comentário: