quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dom Wilson toma posse

A Rádio Cultura transmitiu a posse de Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, na locução dos comentários o diretor da rádio Erichson Stueber e Frei Cássio.

Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, tomou posse ontem, feriado de 15 de novembro, como quinto arcebispo de Florianópolis. Sentando na Cátedra e com o báculo nas mãos ele dá início a sua missão. O ginásio do Colégio Catarinense, no Centro da Capital, foi palco deste momento de acolhida e unidade da igreja. O núncio apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, presidiu o rito de posse e co-celebrou a Santa Missa.

Cercado pelos sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e os fiéis leigos, Dom Wilson, foi por diversas vezes acolhido com calorosas palmas, de gratidão e alegria. A chuva não impediu a presença de 3 mil pessoas na solenidade.

Durante a homilia, o novo pastor da Arquidiocese, ressaltou a importância do “vinho da alegria” na vida da Igreja e na sociedade. “Na Igreja de Florianópolis estamos dispostos a caminhar ouvindo as palavras de Cristo, superando o desânimo e testemunhando a alegria de quem encontrou Cristo vivo e ressuscitado a todos”, concluiu.

Dom Lorenzo, durante a cerimônia de posse, rogou a intercessão da padroeira do Estado e da Arquidiocese, Santa Catariana de Alexandria, para esta nova missão. Cerca de 20 bispos de outras dioceses acompanharam a celebração, entre eles, porém, estava o cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid,scj, atualmente arcebispo emérito do Rio de Janeiro. O secretário adjunto de pastoral, padre Francisco de Assis Wloch, representou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Autoridades civis como o governador do Estado, Raimundo Colombo, o prefeito Dário Berger e o representante da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli, comparecerem para cumprimentar Dom Wilson. “Servimos aos memos povo e por isso, teremos projetos em comum”, lembrou o arcebispo.

“Contamos com todos os jovens para ser vinho novo, para dar vida e alegria a sociedade”, disse ao jovens, convocando todos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será no Rio de Janeiro (RJ) em 2013. Para os religiosos e leigos, pediu que ação pastoral seja, de fato, um meio para dar novo sabor ao mundo. Aos colegas de sacerdócio lembrou que é preciso “servir o povo com as coisas de Deus”.

O pároco e reitor da Catedral, padre Siro Manoel de Oliveira, em nome do Colégio de Consultores, agradeceu todo empenho do padre João Francisco Salm, que ficou como administrador arquidiocesano. “Nos sentimos muito bem guiados, pela sua simplicidade”, pontuou.

Clique aqui e veja no site da Arquidiocese algumas fotos da posse.

Fonte: Site Catedral de Florianópolis

Nenhum comentário: