quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Participantes avaliam II Seminário de Novas Mídias


Com o intuito de difundir a evangelização através dos meios de comunicação, a Diocese de Criciúma acolheu neste fim de semana, nos dias 28, 29 e 30 de outubro, o II Seminário de Novas Mídias e Novas Tecnologias, evento realizado pela CNBB Regional Sul 4.


Conforme o Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom), Jorge Luiz Teixeira, o slogan do seminário “Investir em Comunicação para ganhar na Evangelização” sintetiza o sucesso do evento. “A Diocese de Criciúma deu seu primeiro grande passo na Pastoral da Comunicação. Foram momentos de reflexão e análise, mas sobretudo, de grande aprendizagem. Parabenizamos a todos os participantes e dedicamos nossa gratidão a todos os envolvidos no evento, na organização, e aos palestrantes pelo excelente trabalho. Agradecemos a Dom Jacinto pelo apoio e principalmente a Deus, por nos proporcionar momentos como este em nossa vida”.


Mais de 50 representantes de sete dioceses de Santa Catarina estiveram presentes no seminário, que antes seria realizado na Diocese de Joaçaba. A Coordenadora Regional da Pascom, Maria Terezinha de Campos, ressalta a iniciativa da coordenação diocesana em Criciúma. “Há dois meses tivemos uma reunião e fomos informados de que a Diocese de Joaçaba não teria condições de acolher o seminário neste momento. E os coordenadores Jorge e Claudecir, que pela primeira vez participavam de uma reunião do regional, se colocaram à disposição. De lá fizemos todos os contatos e elaboramos o roteiro. Vimos que partiu realmente de Deus para que este seminário acontecesse aqui”.


De acordo com Terezinha, o Regional Sul 4 conseguiu reunir um bom grupo. “A Diocese de Criciúma foi fantástica em termos de organização, prepararam tudo, desde o ambiente ao momento em que fomos recebidos. Isso é muito importante, pois os documentos da Igreja hoje pedem muito que se trabalhe a comunicação. O seminário foi um marco muito grande para o regional, pois apesar de não ter grande número de pessoas, reuniu membros que vieram realmente com vontade de aprender e articular a pastoral em suas dioceses. Todos saíram daqui muito mais preparados para este trabalho, com certeza”.


Para o seminarista propedêuta Pedro Albino, que participou dos três dias do evento junto aos colegas André Rosa e Marcos Legnani, as palestras trouxeram vários pontos positivos. “Entre eles a miscelânea de conteúdos apresentados, e o aprofundamento sobre a espiritualidade do comunicador aliada aos recursos técnicos. Foi maravilhoso. Repassaremos aos nossos irmãos no Seminário Nossa Senhora de Caravaggio, e também às lideranças de pastorais, quando tivermos a oportunidade”. O evento, segundo Pedro, já incita iniciativas por parte dos seminaristas que até então contavam apenas com um blog. “Ainda hoje estaremos no ar com Facebook e Twitter. No You Tube já estamos, mas com certeza usaremos novas mídias na Evangelização”.


O Reitor do Seminário de Caravaggio e Padre Referencial da Pascom na Diocese de Criciúma, Pe. Antonio Júnior, sublimou a coordenação diocesana como ousada e corajosa e agradeceu aos que participaram: “Criciúma estará sempre de portas abertas para acolhê-los não só nestas ocasiões, mas sempre que tiverem a graça de estar aqui conosco. Que Deus abençoe a todos e que de fato possamos fazer ecoar o Evangelho de Jesus Cristo através da Pastoral da Comunicação”.


Vigário na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Siderópolis, Pe. Claudio Peters acompanhou todo o seminário e levou mais dois leigos para participar. “É uma boa iniciativa. Infelizmente ainda há paróquias que não valorizam a Pastoral da Comunicação. É importante que nós padres, também nos interessemos, pois às vezes somente os leigos acabam participando e aí se torna mais difícil aceitar e entender aquilo que eles desejam fazer dentro da pastoral. Como padre participando, começamos a conhecer e compreender melhor, e se torna mais fácil trabalhar a comunicação de uma forma geral dentro da própria paróquia, percebendo que ela não é só mais uma pastoral dentro da comunidade, mas a união de todas as pastorais. Uma forma de comunicar e levar o Evangelho além da paróquia”.


Subsecretário da CNBB também faz análise sobre seminário de comunicação


Ao final do II Seminário de Novas Mídias e Novas Tecnologias, ao meio dia de domingo, 30 de outubro, o Subsecretário Adjunto de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Pe. Francisco de Assis Wloch, também se pronunciou sobre o evento promovido pelo Regional Sul 4.

“O que anotei deste encontro? Quero partilhar com vocês começando com o Espírito. Pe. Marcio Vignoli colocou isso de forma simples, mas falando de coração” – enfatizou Pe. Chico, referindo-se ao fato de Pe. Marcio ter iniciado suas atividades no rádio e por outros meios de comunicação sem pretensões. “A gente vai lançando a semente e ela vai crescendo sem imaginarmos que rumo vai tomar. Assim é na vida de cada um de nós” – lembrou.


Pe. Chico tomou por base uma frase de cada palestrante, traçando dicas para a evangelização através dos novos meios. Da palestra de sábado, com o estrategista do Sistema Canção Nova de Comunicação, Gustavo Henrique Borges, o padre recordou: “Tenho que falar de Deus, sem falar de Deus”. Uma nova forma para ser descoberta, a fim de evangelizar e catequizar, segundo ele.

“Não fazer mais do mesmo”. Foi a frase sublinhada na palestra do jornalista Ruy Ferrari. O subsecretário disse que o mundo quer novidades. “Não é que a gente não tenha novidades para dar, é que não descobrimos a novidade do Evangelho” – explicou, falando sobre a Palavra voltada para os dias atuais, apresentando-a de forma nova.

Da palestra do também jornalista e doutor em comunicação, Pe. Domingos Nandi, Pe. Francisco recordou o pensamento: “A melhor liderança não é aquela que faz por 20, mas aquela que faz 20 fazerem” e “Evangelizar sem ser igrejeiro, mas garantir o Evangelho”.

Pe. Chico manifestou sua alegria ao ver sete das 10 dioceses do estado reunidas. “Quanta coisa bonita e verdadeira se partilhou aqui, que devemos levar para nossa ação pastoral e evangelizadora. Esta é a preocupação da Igreja: unir forças para evangelizar. Que nos unamos por essa causa que é Jesus Cristo. Aproveitemos tudo o que se fez aqui para que o objetivo maior da Igreja aconteça. Vamos estar a disposição para fazer com que os 17 regionais da CNBB formem essa rede, que é a proposta do Conferência do Episcopado Latino Americano (Celam): fazer com que haja uma rede de comunicação dentro do Brasil. Um desafio grande, pois só o Brasil é maior que todos os países da América Latina juntos.

Superando as dificuldades que nós temos, uma delas é o idioma, já que todos os eles falam espanhol, menos o Brasil. Mas isto não será empecilho para que se consiga cumprir a meta e o pedido de Jesus, ‘Ide e pregai o Evangelho a toda a criatura’”.


MAIS INFORMAÇÕES E FOTOS SOBRE O EVENTO EM Pascom Novas Mídias

Nenhum comentário: