quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cinco mudanças de Paulo

Minha vida é Cristo e a morte é lucro!: Fp 1, 21.

Saulo, o intransigente fariseu, teve que experimentar saltos quantitativos, tanto na mente como na vida para transformar – se no Apóstolo dos Gentios. Sua metamorfose não foi automática nem instantânea, mas sim, profunda e permanente. Mudou aos poucos, porém sem pausas. Transformação definitiva e integral. Certamente não negociável. Nem um anjo vindo do céu o poderia já alterar. Este processo substancial abrange vários campos em diferentes aspectos:

CINCO MUDANÇAS DE SAULO

1. Da noção do Deus do Antigo Testamento, ao Deus revelado por Jesus.

2. Da visão judaica, que o homem podia se salvar pelo cumprimento da Lei, ao homem que é incapaz de cumprí – la, porém onde abunda o pecado superabunda a graça de Deus.

3. O Jesus que antes catalogava de maldito e herege, se transforma em Deus Bendito, Senhor, Único Mediador e Hilasterion.

4. Muda seu enfoque do plano de salvação: Agora é gratuita mas ao mesmo tempo existe um itinerário para fazê – la nossa.

5. A nova imagem de si mesmo.

6. Ao final, chegaremos a perceber porque para Paulo a morte foi lucro.

MOTIVAÇÃO E APLICAÇÃO EM NOSSA VIDA

No entanto, a meta não é imitar a Paulo, senão a Jesus de Paulo, até um dia poder dizer:

“Vivo, mas já não sou eu que vivo. É Cristo que vive em mim.”

Paulo vai se converter em um espelho onde nos refletimos a nós mesmos. Se atreveu a declarar: “Sejam meus imitadores como sou de Cristo”, então estas mudanças de Paulo de Tarso são um programa para nossa vida.

Portanto, cada um de nós deve ter sua Damasco. O maravilhoso e esperançoso é que o aqui e agora pode ser tua Damasco através deste conjunto de mensagens.

Temos a oportunidade de experimentar algo parecido ao que viveu Saulo de Tarso, porque foi Deus quem o realizou nele. E se o fez nele, o pode repetir também em nós. O essencial hoje, não é se Cristo era a vida do Apóstolo, senão se o é para nós. O importante não é se a morte foi lucro para o incansável pregador, senão também para cada um de nós.

Minha vida é Cristo e a morte é lucro!: Fp 1, 21.
Fonte: José Prado Flores

Clique aqui e veja o vídeo.

Nenhum comentário: