terça-feira, 14 de agosto de 2012

Famílias em oração e confraternização


No site da Arquidiocese encontramos este artigo sobre a Pastoral Familiar. Lembramos que a Pastoral Familiar tem um programa aqui na Rádio Cultura, todas as quartas-feiras,  às 1h, o Momento da Família, com Vilma Fetter.
Conheça abaixo a Pastoral Familiar:
Pastoral é uma palavra derivada de Pastor, indica ação de cuidar, conduzir, orientar, vigiar o rebanho. A Pastoral Familiar é a ação que se realiza na Igreja, com a Igreja e pela Igreja, de forma organizada, planejada, revisada, através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo a proclamação da Boa Nova do matrimônio e da família, oferecendo instrumentos pastorais a todas as famílias, visando a transformação da sociedade e a conversão das pessoas.
Os objetivos da Pastoral Familiar consistem, inicialmente, na preparação dos candidatos para a vida matrimonial e familiar, bem como na evangelização e promoção humana, social e espiritual das famílias já constituídas. A Pastoral Familiar parte da família real para a família possível, sem perder de vista a proposta da família ideal, que é a família cristã, gerada a partir do sacramento do matrimônio e vivendo em forte unidade, harmonia e na gratuita e generosa solidariedade.
A Pastoral Familiar está constituída por Diretório próprio, que vem responder ao apelo do Papa João Paulo II na Familiaris Con-sórtio. Mas o grande impulso veio a partir da Conferência de Santo Domingo. No documento conclusivo, falou-se da “prioridade e centralidade da pastoral familiar na Igreja diocesana” (nº 222). O Papa João Paulo II assim falou aos Bispos do Brasil: “em cada diocese – vasta ou pequena, rica ou pobre, dotada ou não de clero – o Bispo estará agindo com sabedoria pastoral, estará fazendo investimento altamente compensador, estará construindo, a médio prazo, a sua Igreja particular, à medida que der o máximo a uma Pastoral Familiar efetiva”.
(Venha encerrar  a Semana da Família com
 a Comunidade Divino Oleiro no CEAR).
Na Arquidiocese de Florianópolis, a Pastoral Familiar está devidamente organizada há 20 anos. Aqui, a Pastoral Familiar trabalha dando ênfase a três setores:
1-Setor Pré matrimônio - Inicia com o batismo da criança, ela é inserida na Igreja com sua família, pais e padrinhos. A criança prepara-se para a eucaristia, crisma, o grupo de jovens paroquial e finalmente prepara-se para o casamento.
2-Setor Pós Matrimônio - diz respeito ao empenho da Igreja local em ajudar o casal a descobrir e a viver a nova vocação e missão de maneira alegre e frutuosa. Neste setor, a Pastoral conta com grandes parceiros, como os Movimentos: Encontro Matrimonial Mundial; Equipes de Nossa Senhora, Movimento de Irmãos, Cursilho de Cristandade, Oficinas de Oração e Vida, e outros;
3-Casos Especiais - onde a Pastoral Familiar, guiada pelos princípios da verdade e da misericórdia, procura ser “um empenho pastoral ainda mais generoso, inteligente e prudente, na linha do exemplo do Bom Pastor, àquelas famílias que - muitas vezes, independentemente da própria vontade ou pressionadas por outras exigências de natureza diversa, se encontram em situações difíceis”.
Todos os anos a Igreja celebra a Semana Nacional da Família com início no Dia dos Pais (domingo), neste ano será de 12 a 18 de agosto.
Mais informações com o casal coordenador da Pastoral Familiar na Arquidiocese, Nestor e Vilma Fetter, pelo email vilmafetter@terra.com.br

Nenhum comentário: