quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Card. Braz de Aviz pede 'alegria' aos consagrados


RealAudioMP3 
Cidade do Vaticano (RV) – “Reencontrem a alegria, alegrem-se, porque se um consagrado é triste, é melhor não sê-lo”. É o apelo feito pelo Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz aos religiosos e religiosas.

Quarta-feira, 26, foi apresentada à imprensa a primeira carta aos consagrados e consagradas em vista do Ano da Vida Consagrada, que terá início em 30 de novembro de 2014, primeiro domingo do Advento. A carta traz tópicos para a reflexão e trechos de discursos do Papa Francisco sobre a vida consagrada.

O Ano já tem várias iniciativas programadas para envolver os jovens consagrados, como cursos de formação com a participação, na rede, de religiosas de clausura. Serão abordados temas como as relações entre bispos e congregações religiosas, a gestão dos bens e sua possível cessão a católicos leigos, ou a luta contra o individualismo, sob o impulso do Papa Francisco.

A vice-Secretária da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, a religiosa Micla Spezzati, apresentando a carta, evidenciou a existência da crise das vocações, mas ressaltou que ainda maior é a “crise de fidelidade” às vocações.

Já o Secretário da Congregação, Frei José Rodriguez Carballo, lembrou as palavras de Papa Bergoglio, para quem “não há santidade para a tristeza e não se pode testemunhar com a cara de funeral”. “Meu convite – concluiu o frei – é a sermos audazes e perigosos, como o foram os profetas”.
(CM)



Fonte: Rádio Vaticano 

Nenhum comentário: