quinta-feira, 17 de março de 2011

Fiéis se despedem de Dom Murilo no CEAR

Caravanas de toda a Arquidiocese estiveram reunidas para despedida do nosso Pastor.



Mais de quatro mil fiéis de toda a Arquidiocese de Florianópolis estiveram reunidos na noite do dia 16 de março para se despedir de Dom Murilo. Promovida pela Comunidade Divino Oleiro (CDO), a celebração foi realizada no Centro de Evangelização Angelino Rosa, em Governador Celso Ramos. Dom Murilo foi nomeado Arcebispo de São Salvador, na Bahia, e toma posse no dia 25 de março.

A celebração contou com a presença de padres, diácono e dos fiéis que foram para dar adeus a Dom Murilo e agradecer pelos seus nove ano de episcopado. Mais de 60 ônibus e vans transportaram os fiéis que se organizaram em caravanas para participar da celebração de despedida. Eles foram recebidos pelos membros da CDO.


A missa teve início com a acolhida do Pe. Márcio Vignoli, fundador da Comunidade Divino Oleiro. Em seguida, Dom Murilo fez a saudação inicial. Nela, falou que vai para a Bahia, mas não sozinho. Leva as suas experiência, tudo o que viveu e fez aqui. “Espero que pelos meus atos, ações ou omissões não tenha prejudicado ninguém”
A sua homilia, Dom Murilo não a fez em tom de reflexão bíblica, mas uma conversa entre amigos, como frisou. Ele lembrou, sem ser presunçoso, que se identifica com o profeta Jonas, que obedecendo a ordem recebida (Levanta-te... põe-te a caminho da grande cidade... anuncia-lhe a mensagem que vou te confiar) alcançou a conversão de todo o povo.

“Sentia-me bem aqui na Arquidiocese de Florianópolis. Esta é a minha casa.Nem sempre consegui fazer o que deveria ou queria fazer. Tenho confiança de que Deus, em sua bondade e misericórdia, suprirá o que é fruto de minhas limitações”, disse.
Ele fez referência ao que viveu aqui nesses nove anos de episcopado. Nas alegrias, lembrou do 15º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em maio de 2006, nas tristezas, as enchentes de 2008. Falou dos bispos, dos padres, dos diáconos, que ordenou e que conviveu aqui, e dos seminaristas. Também dos milhares de rostos que aqui viu.

Ele ainda falou sobre o que deixa na Arquidiocese, das conquistas e desafios que serão enfrentados pelo futuro arcebispo. Entre eles, investimento nas vocações, preocupação com o crescimento populacional e atenção renovada aos Grupos Bíblicos em Família. “Deixo uma Arquidiocese sumamente complexa, rica de iniciativas, de frentes de trabalho: ela será um grande desafio para o meu sucessor”, acrescentou Dom Murilo

Alegria e Saudosismo

Angelino Rosa, acompanhado de sua esposa, Valeci, falou em nome de todos os presentes. Emocionado, falou da alegria de um catarinense ter sido designado para uma missão tão importante e do saudosismo em estarmos perdendo um bom pastor. “Sentimos em nossos corações a saudade do pastor, cujo ministério na Arquidiocese foi marcante e sábio em suas decisões, que nos deixa confiantes na certeza que Deus o iluminará nesta nova e difícil missão que lhe foi confiada pelo Santo Padre o Papa Bento XVI”, disse.

Em seguida, a pequena Júlia, de oito anos, cantou a canção da Virgem Maria em homenagem a Dom Murilo. Depois, 66 crianças, representando cada uma das paróquias da Arquidiocese, adentraram o espaço trazendo rosas para o homenageado. A cada uma delas deu um beijo, um abraço e a sua bênção.
Emocionado, Dom Murilo disse que ficou surpreso com a presença das crianças, que representam todas aquelas que encontrou em seu episcopado, e por quem dedicou carinho e atenção sem limites.

Ao final da celebração, na saída, Dom Murilo zelosamente atendeu a todos os fiéis. Ficou no local até que a última pessoa que deseja cumprimentá-lo, receber a sua bênção ou apenas fotografar com ele fosse atendida. Um carinho sempre especial foi com as crianças. A essas, a atenção era sempre redobrada.

Fonte: Zulmar Faustino - Jornalista Arquidiocese de Florianópolis

Nenhum comentário: