terça-feira, 15 de março de 2011

Oração Combustível da Alma



Vamos refletir sobre o Evangelho de hoje?

1ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.

8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.

14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

1 – Oração: Antes de tudo, preciso dizer-te que oração é decorrência do ato de crer em Deus. Ninguém conversa com quem não existe. Portanto, oração é uma questão de intimidade, é uma questão de amor. Oração/intimidade é gostar de estar com Ele. Quem ama se predispõe ao encontro com o Senhor da vida. Oração é um mistério que entendemos mais com o sentimento do que com muitos raciocínios. A única oração que Jesus ensinou foi mesmo o Pai Nosso. Essa oração diz tudo: do relacionamento com o transcendente e com o humano. Oração é escutar o grande Outro falando dentro, no íntimo de nossa consciência. Disso decorre que oração é também uma questão de silêncio interior. É um silenciar diante do mistério. Rezar é deixar mais o Outro falar do que nós ficarmos falando. Ninguém vai conseguir escutar Deus na agitação e no corre-corre do dia-a-dia.

2 - Rezar é alimentar-se na fonte da graça, da vida, do amor, da misericórdia, do perdão. No geral, a pessoa que reza terá muito mais predisposições interiores para perdoar.
Oração é o combustível da alma, da espiritualidade, da vontade de doar a vida... Sem oração ficaríamos secos por dentro. A oração revitaliza e alimenta a graça de Deus dentro de nós. A oração nos faz brilhar. A pessoa de oração ilumina o ambiente em que vive, afinal, oração verdadeira acontece no Espírito e pelo Espírito Santo.
Os Santos, sem nenhuma exceção, encontraram na oração o antídoto contra o desânimo e contra as fraquezas humanas. Na oração foram capazes de se agigantarem para o bem.
Orar é expressar nossos sentimentos mais puros e nobres para com Aquele que nos deu o dom de existir. A oração verdadeira gera energia interior. Oração é canal direto com a fonte da energia vital: Deus.

3 – Oração não é tanto pedir, mas agradecer, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. Agradecer pela vida, pela saúde, pelo trabalho, pela família. Agradecer pelos amigos, pela inteligência. Agradecer pelos favores recebidos, pelo bem que nos fazem diariamente. Agradecer pelas conquistas e vitórias. Enfim, rezar agradecendo por poder agradecer...

Nossa oração pode ser de adoração, de louvor, de súplica, de pedido, de intercessão, de agradecimento, de expiação e de bênção. Em suma, a oração é uma elevação do coração e da alma humana a Deus. O que decididamente importa na oração é estabelecer comunhão com Ele.

4 – Não deixa para rezar nos últimos instantes do dia, quando o corpo não aguenta mais de cansaço. Não deveríamos dar para Deus o nosso “bagaço”. Espiritualidade é uma questão de exercício. Não dá para exercitar uma espiritualidade consistente quando nossos olhos já não conseguem ficar abertos. A oração é "inseparável do progresso da vida espiritual. Permita que Deus venha ao teu encontro" e permita o estabelecimento de uma "relação pessoal e viva de filho(a) de Deus, com o seu Filho Jesus Cristo e com o Espírito Santo que habita em nossos corações. Rezar é sempre um entrar no mistério da Trindade Santa. Permita que o Espírito santo seja o "Mestre interior da tua vida de oração. É exatamente ele que reza em ti, ao Pai.

Oração:
Recolhe-te por uns instantes no teu silêncio interior e eleva a mente e o coração ao Deus da vida, rezando calmamente: Vem Santo Espírito, amor do Pai. Toca a minha mente, a minha vontade, o meu coração. Abre-me à coragem da verdade. Dá-me a força para deixar-me tocar e renovar profundamente por Jesus, Palavra eterna do Pai.
Com muita serenidade reze o Pai Nosso.

Diariamente poderás rezar também:
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Deus te acompanhe com a presença do Espírito Santo.

Fonte: Padre Renato dos Santos

Nenhum comentário: