sexta-feira, 25 de março de 2011

Refletindo sobre o Evangelho de hoje


Evangelho:
Solenidade da Anunciação

Reflexão
1 – O anjo entrou onde ela estava. Você sabe onde Maria estava? Este verbo ‘estar’ não pode ser lido na ótica de espaço geográfico. Devemos fazer uma leitura espiritual. Maria estava, certamente, em Deus. Quem está na sintonia de Deus e com Deus, pode ser convidado para muitas tarefas edificantes. É a própria virgem Maria quem nos ensina: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.(Jo 2,1-5)

Pode até acontecer que não conseguimos entender em profundidade esta situação da presença real de Deus em nós, mas Deus entende. Tanto é verdade que o próprio anjo afirma: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Ele estará sempre conosco, se dermos permissão...

E o resultado da presença do Senhor em nossas vidas, é tremendo, é maravilhoso. Quando Deus encontra espaço em nossos corações para tomar posse, o milagre acontece. Sempre será assim. Portanto, deixemos espaço para Deus agir em nós. Nossa vida será muito mais feliz. Afinal, Deus mesmo é a melhor fonte de felicidade.

E tenho certeza, o anjo do Senhor está sempre pronto a nos dizer, concretamente: “Não tenhas medo,…porque encontraste graça diante de Deus”. Haveremos sempre de encontrar graça, muita graça, se deixarmos Deus agir em nós.

2 – Não podemos e não devemos esquecer que Maria foi, sem sombra de dúvidas, a maior e melhor colaboradora do Espírito Santo.

Foi Deus quem a quis participando de seu projeto de Salvação. Não fomos nós quem a inventamos desse modo, toda cheia de graça e encanto. (Lc 1,30 e 28) Sempre acreditei que Deus escolheu o que tinha de melhor para ser a mãe de seu Filho salvador. Ela foi a predileta, a escolhida.

Isabel, cheia do Espírito Santo lhe disse:´Bendita és tu entre as mulheres´(Lc 1,42). Ele queria contar com a participação humana neste projeto. Foi ela a escolhida por Deus para esmagar a cabeça da serpente infernal (Gen 3,15). Entre os humanos Deus preferiu Maria.

Ele olhou para a humildade de sua serva(Lc 1,48). Em Maria o Espírito Santo encontra total docilidade. Ela, muito embora não entendesse totalmente o que estava acontecendo, colocou-se numa atitude de total abertura e disponibilidade à ação de Deus em sua vida.

E o milagre acontece: Jesus foi gerado no seu ventre santo. E a salvação chega até nós pelo sim livre e consciente de Maria. Na fragilidade de Maria Deus realiza a promessa. Deus é fiel e, o será sempre. (1Cor 1,9)

3 – Na fé, e somente na fé é que Maria se declara totalmente favorável ao projeto divino: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” Trata-se de uma atitude interna própria de quem realmente confia, de quem realmente crê. Quem confia e crê de verdade em Deus, se entrega de verdade a Ele.

Foi exatamente isso que Maria fez: confiou, acreditou e permitiu que Deus se servisse dela como instrumento. Ela não exigiu nada em troca, não colocou nenhuma condição. Quem crê não impõe condições.

Como nos diz São Luiz de Montfort: ´Quanto mais o Espírito Santo encontra Maria em um coração, mais Ele vem a este coração e o santifica’. Deus quis ter Mãe, escolheu Maria, quis ter uma filha especial, imaculada, escolheu Maria, quis ter uma esposa, escolheu Maria.

Que glória a de Maria! De nossa parte não nos resta outra coisa senão dizer biblicamente: ´Todas as gerações me proclamarão bem aventurada (Lc 1,48).

Oração
Senhor Jesus, Salvação gerada no ventre puríssimo de Maria. Concede-nos a graça especial de merecermos gerar Teu filho salvador no interior de nossos corações e, sobretudo, de dá-Lo à luz a tantos que insistem em viver nas trevas, sem a força desta Luz inextinguível. Ajuda-nos a viver em Ti, por Ti e Contigo para podermos encontrar a maior e melhor graça: Tua presença em nós.

Chama-nos, Jesus, para Teu projeto de amor! Queremos dar hoje nosso sim consciente e responsável. Queremos ser Teus instrumentos para a transformação do mundo.

Que possamos ser humildes o suficiente para acolhermos a Tua santa vontade sobre nós. Que Teu Santo Espírito encontre sempre em nós a capacidade de colocarmos a vida a serviço. Faça-se sempre em nós segundo a Tua Palavra. Amém.

Fonte:Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco

Nenhum comentário: