segunda-feira, 4 de abril de 2011

CNBB premia melhores trabalhos de comunicação do Rádio, Imprensa, Televisão e Cinema em 2010/2011


Estão abertas as inscrições para os Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB – edição 2011. Na categoria de Rádio, será concedido o Prêmio Microfone de Prata; para a imprensa, Dom Helder Câmara; Cinema, Margarida de Prata; Televisão, Clara de Assis. São premiados os melhores trabalhos publicados entre 1º de março de 2010 a 31 de maio de 2011.

A assessora do Setor de Comunicação Social da CNBB, irmã Elide Fogolari, incentiva os produtores a se inscreverem no concurso que tem como objetivo premiar os trabalhos culturais produzidos a partir dos valores humanos, éticos e cristãos. “É preciso dizer não as noticias sensacionalistas e produções que não valorizam a dignidade humana e a ética. As pessoas estão cansadas de assistir programas com dupla conotação e vulgar. Vamos motivar as produções que dignificam a vida, valorizam o respeito ao outro, a justiça e as relações fraternas” diz a assessora.

A partir da primeira criação, que foi Margarida de Prata em 1967, durante a ditadura militar, a CNBB procurou criar consciência crítica dos espectadores a fim de que sejam capazes de valorizar, nos programas, a discussão sobre a realidade do nosso país e o imaginário do povo.

A CNBB aguarda o envio das produções para premiar aqueles que vêem contribuindo para uma sociedade mais justa e fraterna.

A entrega dos prêmios irá acontecer no dia 20 de julho de 2011, durante o Mutirão Brasileiro de Comunicação, no Rio de Janeiro (RJ). Mais informações no hotsite http://www.cnbb.org.br/premioscomunicacao/hotsite.html.

O Prêmio
Criado em 1967, o Prêmio é um esforço da CNBB para promover as produções culturais que contemplam os valores humanos, éticos e cristãos nas categorias Rádio, imprensa, televisão e Cinema.

Na categoria Rádio será concedido o “Prêmio Microfone de Prata”, criado pela UNDA Brasil (União de Radiodifusão Católica), hoje Signis Brasil, em 1989, com o apoio da CNBB, com a finalidade de reconhecer a criatividade das produções radiofônicas.

O “Prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa”, foi criado pela Assessoria de Imprensa da CNBB em 2002, e tem como objetivo premiar profissionais da Imprensa escrita. O nome do Prêmio justifica-se porque dom Helder Câmara foi uma personalidade que muito contribuiu para a construção de uma comunicação em estreita aliança com a libertação do homem e elevação dos valores que dão fundamento a uma sociedade justa e igualitária.

O “Prêmio Clara de Assis” para a Televisão, por sua vez, foi instituído pela CNBB em 2005 com a finalidade de premiar produções televisivas nacionais e, o “Prêmio Margarida de Prata para o Cinema” foi criado em 1967 pela extinta Central Católica de Cinema (CNN), da CNBB. É considerado o primeiro prêmio destinado a reconhecer a importância dos profissionais de cinema. Nos mais de 40 anos de sua instituição, se firmou junto à classe cinematográfica brasileira como um dos mais importantes do país.

Nenhum comentário: