segunda-feira, 4 de abril de 2011

Evangelho :Afeto


Clique aqui e leia as leituras de hoje.

Reflexão

1 – Os Galileus receberam muito bem a Jesus. Não porque estivessem realmente movidos pela fé, mas, porque estavam ansiosos por vê-Lo realizar “milagres grandiosos”.

Precisamos refletir mais para entender que fé adulta e autêntica, ou seja, fé verdadeira, dispensa qualquer condição ou milagre grandioso. O interesse dos Galileus era mais de barganha do que compromisso efetivo no crescimento na fé. Conosco, hoje, em tantas situações não é muito diferente.

Tenho encontrado pessoas que, para crer, colocam condições absurdas, pra não dizer ridículas. Decididamente Deus não precisa deste tipo de fé. Crer em Jesus significa crer em sua Palavra, em seus ensinamentos. Crer é, sobretudo, pautar a vida a partir destes ensinamentos.

2 – Por outro lado, temos um pai aflito, que vem a Jesus com total convicção daquilo que Ele era capaz. Só quem é pai ou mãe, que passa pela angústia de ver um filho perdendo a vida, pode entender a aflição deste pai, diante da fonte da vida que era Jesus.

O objetivo deste pai era outro bem diferente do que simplesmente ver “espetáculos”. Ele até queria, sim, ver Jesus curando. Mas como para ele estava em jogo a vida do filho, ele aceitou a resposta dura de Jesus: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. Este homem sintetizou perfeitamente o que é crer: confiar plenamente. E o poder de convencimento que Jesus tinha era tão grande, que nem foi necessário ir a casa desta família para que o jovem ficasse curado.

O funcionário do rei acreditou na força e no poder da Palavra de Jesus. Este pai foi capaz de fazer uma experiência profunda no ato de crer. Para ele, a Palavra de Jesus foi suficiente. Não precisava sinais grandiosos... Grandiosa já era a garantia da sua Palavra.

3 – O maior desafio para nós hoje, no âmbito da fé, é a superação da superficialidade. O ato de crer não é encontro pessoal com uma teoria ou um conceito. O ato de crer é o encontro pessoal, intransferível e insubstituível com uma pessoa viva que se chama Jesus Cristo.

Quando não temos profundidade no ato de crer, quando somos superficiais, ficaremos sempre colocando condições absurdas para justificar, no fim de tudo, o nosso não crer. Quem crê, confia. O ato de crer sincero e verdadeiro sabe que Jesus não falha nunca. “Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam com amor”. (Lc 11,28)

Oração:
Senhor Jesus, Tu És a vida verdadeira e vieste a este mundo para que tivéssemos vida em plenitude. Permite-nos encontrar-Te, a fim de darmos um sentido mais sublime ao nosso existir humano. Faze que consigamos ver teu rosto sagrado nos acontecimentos cotidianos e nas pessoas que nos circundam.

Atende aos pedidos que Te apresentamos com filial confiança. Com a força do Teu Santo Espírito fortifique a nossa fé, tantas vezes fragilizada pelos acontecimentos que, humanamente, não conseguimos entender. Elimina de nossos corações o desejo de ver provas grandiosas para crermos em Ti. Educa-nos, para que confiemos totalmente na força da Tua Palavra que liberta, cura e vivifica. Ajuda-nos a entender que a vida que nos deste alcança sua plenitude na eternidade.

Derrama o bálsamo do alívio e do consolo sobre os corações dos pais que perderam prematuramente seus filhos queridos. Que estes pais, não obstante a dor e o sofrimento tenham, pela fé, a capacidade de ouvir Tua doce afirmação: “Teu filho está vivo”.

Que o vazio gerado pela ausência física dos nossos entes queridos possa ser preenchido pela Tua sagrada e divina presença. Acolhe-nos em Teu colo sagrado. Ressuscita-nos pelo dom do Teu amor. Amém.

Não esqueça que já estamos na 4ª semana da quaresma. Tens feito um propósito para teu melhoramento interior? Ainda há tempo...

Fonte:Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco

Nenhum comentário: