quinta-feira, 7 de abril de 2011

Respostas de Jesus


Clique e reflita seu dia com as leituras de hoje.

Reflexão:

1 – Continua hoje a reflexão sobre a resposta que Jesus vai dando aos judeus sobre a cura do paralítico.

O preço do bem que Jesus fez a este marginalizado da sociedade, curando-o da paralisia, foi atrair contra Si uma grande raiva por parte daqueles que parecem não se alegrar com o bem estar das pessoas.

Contudo, por causa desta fúria contra Jesus nós podemos ter a graça de crescer muito no entendimento teológico sobre as ações que Ele realiza e, sobretudo, da legitimação destas mesmas ações, ou seja, da autenticidade delas.

Vemos no Evangelho de hoje quem legitima e quem autentica as ações sagradas de Jesus em favor da vida. Quem dá testemunho de Jesus? O Pai, João Batista, as Obras, As Escrituras, sobretudo com Moisés.

2 – Como bem sabemos, existe um ditado popular que diz: “Elogio em boca própria é vitupério”. Temos que desconfiar de quem se elogia a si próprio. No geral trata-se de pessoas altamente vaidosas e cheias de presunção. Pessoas que vivem de aparências no geral precisam vangloriar-se, elevar-se e fazer-se mais do que, efetivamente, são.

Trocando em miúdos, auto elogiar-se é, no final de tudo, um auto insultar-se. Jesus não tinha necessidade de auto elogiar-Se pelas ótimas ações que realizava. Sobre Jesus o próprio Pai dava testemunho d’Ele: E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor.

Muito embora Jesus não precisasse de testemunhos humanos, João Batista testemunhava sobre Ele de forma totalmente avalizada. As próprias ações de Jesus em favor da vida falavam por si mesmas: Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar.

As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. E, por fim, as Escrituras: Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! Decididamente, Jesus não carece de autopromoção.

3 – Quem não cultiva a humildade, a simplicidade de vida, a discrição e a sensatez, acaba por cair no pecado da vaidade exacerbada. Infelizmente vivemos hoje a tirania da ‘aparência’. O ser conta pouco, mas o parecer ser domina mentes e corações. Quem vive sob a tirania da vanglória e da aparência, acaba por negar que possa ter alguém que seja tão bom ou superior a ele.

E a cegueira toma conta e a inveja mata. Quando não temos humildade para respeitar os outros seres humanos, muito menos a teremos para respeitar a Deus. Pior ainda quando caímos na tentação de nos colocar no lugar de Deus. Muitos, na história da humanidade, sofrendo desta tentação, tentaram matar Deus pensando em ocupar o Seu lugar na condução da história, mas não conseguiram.

A própria autopromoção e auto-absolutização os sufocaram no vazio do nada. Simplesmente não temos como negar a grandeza de Deus que nos dá a salvação eterna em seu filho Jesus Cristo. A maior obra de Jesus não é nos conceder a cura física ou psíquica dos nossos males, ainda que sejam importantes para que O testemunhemos com vibração e determinação, mas nos garantir a salvação eterna.

Oração
Senhor Jesus, Tu que és o centro da história, Sê também o centro de nossas vidas. Elimina de nossos corações a tentação da autopromoção e da presunção de nos considerar ser aquilo que não somos.

Não permite, Jesus, que a vaidade, a vanglória e a tirania da aparência dominem nosso ser. Dá-nos o dom da humildade, da simplicidade de vida e da discrição. Assim teremos a consciência da justa medida de nós mesmos.

Que nada em nós seja mais do que, efetivamente, somos. Livra-nos da arrogância, do orgulho, da inveja e da insensatez e da autopromoção. Que Teu Espírito Santo nos dê a graça de sermos hoje testemunhas autênticas do teu infinito amor, que continuamente age em nossas vidas.

Não obstante todas as nossas limitações, queremos ser Teus discípulos missionários. Concede-nos a graça de pautar a vida pelo conteúdo e pela força transformadora do Teu Evangelho. Educa-nos a ouvir Tua voz e ver Tua sagrada face na face dos nossos semelhantes. Amém.

Deus te abençoe e proteja de todos os males, sobretudo do mal da autopromoção. Autentique as obras boas das pessoas que convivem contigo. O bem sempre deve ser valorizado.

Fonte:Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco

Nenhum comentário: