sexta-feira, 6 de maio de 2011

Houve metanoia em Caná da Galiléia

Sim, houve conversão em Cana da Galiléia, houve mudança da água para o vinho. Não há mudança sem motor. E o autor da mudança é Jesus. Não há transformação possível em nossas vidas sem a imersão total Naquele que opera toda a conversão, o Cristo Jesus.

A água e o vinho, o amor e o casamento, são aqui sinais por excelência. Sem vinho não há bodas, sem amor não pode haver casamento pleno. Mas tudo isso é algo que nos leva, que nos conduz à verdadeira realidade: Jesus, o Cristo. Nele e só Nele se encontra o sentido para viver.

Vinho e amor são portanto sinais de uma presença que transforma a morte em vida. Transformar-se em Cristo, viver do Seu Espírito.

Em Isaias 62, 1-5, o Profeta nos coloca diante do Sinal da atividade salvífica através do Encontro de Deus com Jerusalém na Justiça. O Reinado da Justiça é o sinal de que Deus ama o seu povo e nada melhor do que uma Festa de Núpcias para Celebrá-lo.

Ciro é o primeiro Messias, aquele que liberta, que traz segurança e paz para o Povo, aquele que outorga a liberdade e a esperança, aquele que reconstrói a cidade, outrora sitiada pelo inimigo. Ciro da Pérsia é o Messias de Isaias, porque transforma o povo de escravo na Babilônia em judeus livres na Cidade da Paz, Jerusalém.

O Messianismo de Jesus se nos revela, hoje, também durante uma festa: as Bodas de Caná. Aqui, também, o verdadeiro Messias transforma a água da escravidão no vinho da liberdade, símbolos da sua abundância inesgotável, sinalizando, assim, para uma FESTA ainda maior, a da dádiva de si mesmo a todos nós, a da sua Páscoa, celebrada uma vez por todas e tornada presente, em nossos altares, através da Eucaristia: “Tomai e bebei dele todos, este é o Meu Sangue, o Sangue da Nova e Eterna Aliança”.

Tal como a vinda dos Magos para adorar o Rei do Universo e o Batismo de Jesus no Jordão, o sinal das Bodas de Caná(Cf. Jo 2,1-12) é, também, um acontecimento epifânico. É a manifestação da glória de Deus na pessoa de Jesus de Nazaré.

Todos os milagres de Jesus são sinais que nos revelam o seu Messianismo, ou melhor, o seu sentido verdadeiro. Nosso Senhor Jesus Cristo não é deste mundo, não é como muitas vezes o imaginamos, do tamanho da nossa pequenez, às vezes tão mesquinha.

Maria, a Mãe de Jesus, é aqui a imagem original da comunidade em súplica. Hoje Ela pede e nos ensina a pedir como convém. “A minha hora ainda não chegou”: Jesus sinaliza para a “hora da Cruz”, da Páscoa, da REDENÇÃO, na qual Maria também se faz presente. A hora da glória através da obediência. A obediência à vontade do Pai.

Onde está o vinho, a alegria de Deus em nossas vidas? Só há uma resposta para esta pergunta. Lá onde está o Cristo, encontra-se o vinho bom, encontra-se o vinho da salvação; lá onde os sinais de sua presença No-Lo fazem conhecer.

Estes sinais nos colocam diante da medida da realidade HUMANO-DIVINA, para a qual fomos chamados, convocados: viver em Cristo é viver com forma e sentido; viver em Cristo é viver no amor, no amor e na fidelidade ao seu ensinamento. Tudo em nossa vida é “água” até que a claridade de Cristo a transforme em vinho, no melhor dos “vinhos”.

Deixemo-nos ser transformados pela sua graça. Conversão é METANOIA total. É mudar de água para vinho. As seis talhas que em Cana se encontravam para purificação dos judeus se transformam de talhas de água em talhas de vinho bom, em talhas do melhor vinho.

Que o nosso coração realize esta METANOIA neste tempo para seguirmos as pegadas D'Aquele que nos conduzirá a verdadeira vida através de seu mistério inesgotável de amor e de misericórdia. SIM, HOUVE METANOIA EM CANÁ DA GALILÉIA!

Participe da Campanha das Bodas de Caná com a Comunidade Divino Oleiro. Clique aqui e saiba mais...

Fonte: Adaptado do texto de Dom Eurico dos Santos Veloso - Arcebispo Emérito de Juiz de Fora - MG

Nenhum comentário: